Governo de Rondônia
25/04/2024

Projeto busca produzir 1 milhão de ovos em Rondônia

02 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Evandro Padovani  Melki Donadon

Secretário de estado Evandro Padovani e o produtor Melki Donadon

O secretário de  Estado da Agricultura, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani,visitou neste sábado 29, a Granja Vilhena do empresário e produtor rural Melki Donadon. A granja conta com um projeto de produção de 1 milhão de ovos por dia. “Iniciaremos com um barracão de produção com 55 mil aves, produzindo 53 mil ovos/dia. E iremos ampliando até chegar a capacidade total do projeto que é de um milhão de ovos por dia”, destacou Melki Donadon.

O estado de Rondônia caminha para auto-suficiência na produção de ovos. “O estado de Rondônia produz cerca de 20% do ovo consumido no estado. O restante vem de outros estados como Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. Com o projeto totalmente instalado atenderemos os 80% restantes”, afirma Leonardo Willian de Freitas, zootecnista responsável pelo projeto da Granja Vilhena.

O projeto completo da granja conta com fábrica de ração, abatedouro, fabrica de ovo em pó, produção de ovos e venda dos resíduos sólidos.” As unidades são totalmente automatizadas, os ovos são produzidos e embalados sem o contato de mãos humanas. Aqui no sistema ninguém coloca a mão no ovo.  O ovo é lavado e seco e pesado.  Dividido em cada cessão ao qual será embalado”, explicou Luiz Gomes Camacho,  engenho mecânico.

“Empreendimentos desse porte mostram que Rondônia tem capacidade de ser auto-suficiente e exportar. Além de agregar valor ao grão produzido no estado, gera emprego e renda a população local e a toda cadeia produtiva. A avicultura vem se destacando no estado, pois temos tudo que ela precisa para crescer. Com incentivos do Governo do Estado  e investimentos da iniciativa privada nossa avicultura em poucos anos será a maior da região”, enfatizou Evandro Padovani, secretário da Seagri.

Luiz Gomes Camacho  engenho mecânico

Luiz Gomes Camacho engenho mecânico

 

DSC_0465


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo