Governo de Rondônia
29/03/2024

Parceria entre governo e iniciativa privada será atração na 3.ª Rondônia Rural Show

28 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

4 - padovani

Secretário Padovani visita projeto

O objetivo é mostrar os avanços organizacionais dos principais problemas enfrentados em áreas produtivas do estado de Rondônia. Assim, nove empresas privadas e quatro setores do organismo público estão realizando um trabalho de grande valia para o setor agropecuário rondoniense. Esse trabalho será mostrado na Vitrine Tecnológica, durante a 3.ª Rondônia Rural Show a ser realizada de 24 a 26 de maio, no Parque de Exposições de Ji-Paraná.

O trabalho que a Seagri, Emater, Embrapa e Ceplac, assim como as empresas Machadão, Pica-Pau, Boa Safra, Implemaq, Casa do Adubo, Alvorada, Pastofort, Porfírio e Médias estão fazendo tem o propósito de sugerir medidas viáveis para o saneamento de problemas que inibem o desenvolvimento de culturas em áreas que necessitam de tratamento especial, como áreas em estado de degradação, ou considerada de baixa produtividade. Através da adoção de modernas tecnologias essas instituições trabalham buscando alternativas capaz de trazer o resultado desejado para implementação do setor produtivo no estado, com real ganho para o produtor rural.

Problemas encontrados

4 - plantasA ação vem sendo trabalhada desde o início do ano em uma área 1,5 hectares, dividas em parcelas. Cada instituição é responsável por uma parcela na qual está trabalhando atividades que poderão contemplar culturas perenes e anuais, entre outras.

Ao iniciarem as atividades as instituições se depararam com problemas decorrentes das adversidades climáticas, como encharcamento do solo, erosões, assoreamentos, e tiveram perdas significativas que chegaram a 50% do total executado. Outros problemas enfrentados referem-se à área onde está sendo implantada a Vitrine Tecnológica. A presença de entulhos, dificuldade de acesso devido o traçado natural das curvas de nível do terreno e a paisagem que incluía uma grande área coberta com mato, foram fatores de atraso para o desencadeamento das ações, mas ninguém deixou-se abater. Mediante os problemas encontrados tecnologias estão sendo utilizadas e alguns resultados já começam a surgir.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária, Evandro Cesar Padovani, essas ações visam propiciar a diferentes perfis de produtores o conhecimento de vanguarda. “Há um grande empenho no acesso à tecnologia de ponta que deve estar disponível a todos os produtores, pequenos, médios e grandes, esse é o desafio do governo estadual por intermédio da Seagri, Emater, Idaron, Sedam e nossos parceiros”, diz o secretário, salientando que a 3.ª Rondônia Rural Show mostra a grande força de uma agricultura cada vez mais sustentável no estado de Rondônia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wânia Ressutti - Emater
Fotos: Gabriela Mourão - Seagri
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Empresas, Governo, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo