Governo de Rondônia
28/03/2024

CIDADANIA

1º Encontro Estadual Patrulha Maria da Penha é realizado em Ouro Preto

12 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

 

1º Encontro Estadual Patrulha Maria da Penha realizado neste final de semana em Ouro Preto

O 1º Encontro Estadual Patrulha Maria da Penha tratou sobre a violência contra a mulher, que está registrada na Lei n. 11.340/06 (Lei Maria da Penha). Mostra a violação aos direitos humanos que engloba o cotidiano familiar feminino, bem como os laços conjugais, requerendo dos profissionais  da segurança pública uma postura ética, embasada em mudança de paradigmas no trato com a questão, além de preparo técnico e conhecimentos específicos nas esferas social, psicológica e jurídica que cercam a Lei.

A capitã PM Magda Marcielle Kwirant Tatagiba, que trabalhou no 1º Encontro Estadual Patrulha Maria da Penha realizado neste final de semana (9 e 10) em Ouro Preto, conta que os dois dias de ministração serviram para que as Patrulhas Maria da Penha conseguissem fazer uma reflexão da atuação policial junto às vítimas e traçar estratégias para melhorar ainda mais o trabalho que estão desenvolvendo.

“Preciso destacar a preocupação que esse encontro teve de ofertar aos nossos policiais um momento para que pudessem expor seus pensamentos, sentimentos e emoções,  os quais  puderam ser trabalhados em diversas atividades, preparando-os ainda mais para  cumprir  essa importante missão em prol da defesa da mulher,” afirmou Tatagiba.

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os últimos números sobre a concessão de medidas protetivas cresceu 35%. A pesquisa realizada aos tribunais estaduais de Justiça, mostra que o número saltou de 249 mil concessões, em 2016, para 336 mil, em 2018. Uma média de 922 mulheres atendidas por dia no Brasil,  ou uma a cada dois minutos.

A Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) viabilizou 15 equipamentos móbile, que são a Tecnologia Embarcada utilizada pela Polícia Militar de Rondônia, para atender as equipes que atuam nas Patrulhas Maria da Penha e demais ocorrências policiais. O aparelho faz o registro de boletim de ocorrência, documento solicitado no ato de pedir medida protetiva ao juiz contra o agressor.

O Encontro reuniu policiais de várias cidades do Estado de Rondônia: Guajará-Mirim, Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná , Rolim de Moura, Cacoal , Pimenta Bueno, e Vilhena. E contou com a presença do secretário da Sesdec – José Hélio Cysneiros Pachá, que entregou os equipamentos às Patrulhas.

Mobile aparelho faz o registro de boletim de ocorrência.

“Entreguei o móbile que é nossa Tecnologia Embarcada aos nossos policiais porque hoje temos um padrão de atendimento. Conseguimos juntar tecnologia e treinamento neste Workshop de Padronização de Procedimentos Operacionais e Administrativos,”  pontuou Pachá.

Cerca de 55 militares participaram, destes 35 trabalham diretamente na Patrulha Maria da Penha. O I Encontro das Patrulhas Maria da Penha organizado pela Coordenadoria de Atividades Sociais da Polícia Militar do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Capacitação e Prevenção Primária, aconteceu no Centro de Treinamento da EMATER – RO (Centrer), BR 364, Ouro Preto do Oeste – RO.

Durante o encerramento  o secretário Pachá falou à tropa da dedicação do governador Marcos Rocha com a segurança pública, que não tem medido esforços em investir em tecnologia e treinamento aos policiais de Rondônia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Léia Castro
Fotos: SD PM Jordan
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo