Governo de Rondônia
28/03/2024

DESPORTO

1º Jogos Abertos da Comunidade Indígenas conta com a experiência do organizador dos Jogos Mundiais

30 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Um passo importante para a realização dos Jogos Abertos da Comunidade Indígena aconteceu na manhã da segunda-feira (29), no Museu da Memória Rondoniense, em Porto Velho. A Comissão criada para o planejamento e organização do evento esteve reunida com Hector Franco, organizador do 1º Jogos Mundiais dos Povos Indígenas que aconteceu em Palmas (TO), em 2015. Hector apresentou o passo a passo para a organização do evento que contou com etnia da América latina e países europeus.

A realização dos jogos deve ser bem planejada e, por isso, a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) decidiu contar com a experiência de Franco. No 1º Jogos Mundiais dos Povos indígenas, 22 etnias brasileiras estiveram presente, além de indígenas de mais de 20 países. “Um grande privilégio poder compartilhar minhas experiências de tudo o que deu certo e o que deu errado. Espero poder voltar para participar da abertura os jogos em Rondônia”, disse.

Os Jogos Abertos da Comunidade Indígena é uma forma de inclusão social e democratização de acesso ao desporto de participação. Segundo o superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira, os jogos serão uma forma de conhecer nossas raízes e criar um maior envolvimento entre as tribos. “Rondônia passa por transformações e no esporte não deveria ser diferente. Estamos trabalhando para melhorar e profissionalizar a gestão para o desporto, seja ela de participação ou de rendimento”, enfatizou.

Leia também:

Trabalhos manuais representam a história e engrandecem a cultura regional em Rondônia

Ex-atleta do Joer é uma das esperanças de pódio no regional do Brasileiro de Judô em Ji-Paraná

Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu terá 53 atletas rondonienses com apoio do governo do Estado


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais e Jerfeson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Esporte, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo