Governo de Rondônia
28/03/2024

Mais Médicos em Rondônia

15 d abril d 2014 | Governo do Estado de Rondônia

A saúde em Rondônia está com novidades a cada dia que passa. Depois da inauguração da Policlínica Oswaldo Cruz, a reestruturação do Centro de Diálise e a criação de 14 novos leitos de UTI no Hospital de Base, o governo do estado, em parceria com o governo Federal, trouxe mais médicos para atender a população.

Como explica o representante do Ministério da Saúde, André Bonifácio.

SONORA – ANDRÉ BONIFÁCIO – FALANDO DO OBJETIVO DO PROGRAMA;

Com a chegada dos 71 profissionais, o estado passa a contar com 253 médicos estrangeiros, distribuídos em 48 cidades e dois Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

Os médicos foram recebidos em Porto Velho por uma equipe da secretaria estadual de Saúde e participaram de uma palestra sobre a história de Rondônia e sobre o Sistema Único de Saúde.

Ainda com pouca fluência na fala, a médica cubana, Kênia Castilho, fala emocionada sobre seu objetivo pessoal aqui no Brasil.

SONORA – KÊNIA CASTILHO – FALANDO SOBRE SUA EXPECTATIVA.

Segundo dados da SESAU, pelo menos 80% das cidades rondonienses contam com o atendimento de médicos cubanos, vindos através do Programa Mais Médicos.

O secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, fala sobre o “bum” da saúde no estado e sobre alguns marcos importantes dos últimos anos em Rondônia.

SONORA – WILLIAMES PIMENTEL – FALANDO SOBRE O BUM DA SAÚDE EM RONDÔNIA.

texto por: Thiago Malkowski

VALE A PENA SABER!

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

TEM MAIS!

Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) são unidades de responsabilidade sanitária federal correspondentes a uma ou mais terras indígenas.
A partir de 1999 foram organizados no Brasil 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas, ficando a execução da atenção à saúde indígena sob a responsabilidade de Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, sendo este, um braço executivo do Ministério da Saúde do Brasil.

 

Áudio: Mais-Médicos-em-Rondônia.mp3 Download

Categorias
Governo, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo