Governo de Rondônia
23/04/2024

Estudantes intercambistas são recebidos no Palácio Presidente Vargas

15 d abril d 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Oito alunos da rede pública estadual de ensino foram recepcionados pelo próprio governador Confúcio Moura, em seu gabinete. Os adolescentes foram selecionados para um intercâmbio, após participarem de um concurso onde precisaram escrever uma redação sobre a expedição feita pelo militar brasileiro, Marechal Rondon, e o ex-presidente norte-americano, Theodore Roosevelt.

Agora, eles irão viajar aos Estados Unidos para trocar experiências com outros jovens.

O governador fala sobre os objetivos do governo do Estado com esse programa, chamado Projeto Expedição Rondon-Roosevelt.

SONORA – CONFÚCIO MOURA – FALANDO SOBRE OS OBJETIVOS DO GOVERNO DO ESTADO.

O secretário estadual de Educação, Emerson Castro, explica que o projeto surgiu após uma conversa com o secretário da Embaixada Norte-Americana, John Matel há, pelo menos, dois anos.

SONORA – EMERSON CASTRO – FALANDO SOBRE O INÍCIO DO PROJETO.

Na viagem, os estudantes terão a oportunidade de conhecer uma nova cultura, um novo idioma e uma fauna e flora diferentes das brasileiras.

O secretário norte-americano diz que as experiências vão além de uma simples viagem, que este será um momento de descobrimento. Ele fala também sobre a importância da parceria com Rondônia.

SONORA – JOHN MATEL – FALANDO SOBRE PRESERVAÇÃO;

Amanda Silva, de Vilhena, é uma das estudantes selecionadas para o intercambio. Ela afirma que o governo do estado está dando todo o suporte para a realização da viagem, inclusive custeando a documentação nacional e disponibilizando ajuda de custo para a compra de roupas quentes, já que o clima está frio nos Estados Unidos.

Ela revela que se sente importante ao representar o povo rondoniense no exterior.

SONORA – AMANDA SILVA – FALANDO SOBRE A EXPECTATIVA DA VIAGEM.

A viagem está marcada para o dia 10 de maio. Os estudantes deverão passar, pelo menos, 15 dias em expedição pelos estados norte-americanos. Durante a visita, Confúcio Moura deixou claro o desejo de que o projeto continue nos próximos anos com maior número de jovens e em diferentes países.

texto por: Thiago Malkowski

Áudio: Estudantes-intercambistas-são-recebidos-no-Palácio-Presidente-Vargas.mp3 Download

Categorias
Educação, Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo