Governador entrega prêmio a vencedores do “Boas Ideias”

30 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

9 - primeiro lugarO tenente da Polícia Militar de Rondônia, Willian Lima Barbosa (5º BPM), recebeu das mãos do govenador Confúcio Moura um cheque no valor de 10 mil reais. Ele ficou com a 1ª colocação  do Prêmio Boas Ideias, lançado em 26 de novembro de 2013, com o objetivo de estimular e premiar a participação dos servidores com ideias que possam ser transformadas em ações e políticas de governo a bem da população.

A cerimônia de premiação ocorreu no Palácio Rio Madeira, na manhã desta quarta-feira, 30, com a presença de servidores de diversas repartições públicas e dos secretários estaduais George Braga (Planejamento) e José Carlos Reis (Segurança).

Outros três candidatos foram premiados: o segundo colocado recebeu 6 mil reais; o terceiro, R$ 4 mil e, finalmente, o 4º, recebeu a menção honrosa, com direito a passagens para Fortaleza. A premiação foi oferecida pela Caixa Econômica Feral e pela Budny tratores, as quais o governador fez questão de agradecer, ao fazer uso da tribuna. “Quero agradecer aos patrocinadores, sem os quais este evento não teria acontecido”, disse Confúcio.

O tenente Barbosa, apresentou a ideia: “Sistema Integrado de Coleta e Análise de Informações Criminais”.  A proposta é de estimular a ampla participação dos cidadãos na prevenção e elucidação de crimes, por meio de um sistema informatizado que estabeleça um canal de comunicação entre os órgãos da Segurança Pública e a comunidade. Segundo o autor, “O sistema irá atender aos princípios norteados pela administração pública, dentre os quais o de tornar transparente os seus atos”, descreve.

9 - professora segundo lugarAlém de Barbosa, outros três vencedores apresentaram os seguintes temas: Cacoal contra a Dengue, que ficou com a segunda colocação e foi inscrito pela professora Viviane Briekowiec, que leciona na escola Cora Coralina, em Cacoal. O trabalho visa a realização de uma campanha de conscientização e o combate à Dengue a partir do controle biológico do mosquito sem o uso de agrotóxicos. Viviane recebeu  6 mil reais das mãos do governador Confúcio Moura.9 - terceiro lugar

O defensor público José Alberto Oliveira de Paula Machado levou pra casa a quantia de 4 mil reais ao apresentar a ideia: “Defensoria Pública Móvel: seus direitos perto de você”. A ideia do defensor é de que o governo possa realizar atendimento em bairros carentes por considerar que é exatamente este o público-alvo da Defensoria, que é o que menos tem informações sobre o trabalho da instituição que presta serviços jurídicos, oferecidos pelo Estado a quem não pode contratar um advogado.

9 - participanteO funcionário do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Tiago José Freitas Batista apresentou como ideia: Sistema Rondoniense de Leilão de Veículos Automotores, para facilitar o acesso aos lotes dos leilões por meio eletrônico. Dessa forma, relata Tiago, “os postos do Detran em todas as cidades podem expor o sistema e viabilizar para o acesso público”.

Antes do início da cerimônia, o governador se reuniu com os 10 finalistas,  conversou com cada um deles para obter maior conhecimento e obteve mais informações sobre a ideia de cada um. Os candidatos responderam aos questionamentos explicando as respectivas propostas. Confúcio ficou satisfeito com as respostas e disse que todas as ideias são passíveis de ser executadas. “Agora é transformar estas sugestões em projetos, para depois colocar em prática. De nada adianta boas ideias se não vamos realizar”, enfatizou o governador.

Texto: Valdir Alves
Fotos: Marcela Bonfim e Admilson Knightz