Governo de Rondônia
19/04/2024

Cultura

Rondônia participa da Teia Nacional da Diversidade 2014

22 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Delegação de Rondônia.

Delegação de Rondônia

A delegação de Rondônia, composta por 18 delegados representantes da Rede dos Pontos de Cultura conveniados com o Estado e mais dois gestores da Rede Rondônia, viajou para Natal (RN) onde está participando da Teia Nacional da Diversidade 2014, que iniciou no último dia 19 e segue até 24 de maio.

Segundo José Monteiro, técnico da Secel e integrante da Comissão Nacional de Gestores dos Pontos de Cultura, o evento que reúne aproximadamente 2.500 delegados e gestores de todo o Brasil, tem demonstrado a riqueza da diversidade e a pluralidade da produção cultural vivenciada em todos os cantos do país.

A abertura do Fórum de Gestores e Gestoras, juntamente com a abertura do Fórum Nacional de pontos de Cultura aconteceu na Universidade Federal de Natal (UFRN) e contou com a presença da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, além dos delegados dos Pontos de Cultura, dos gestores estaduais, produtores culturais, artistas locais e representantes dos parceiros envolvidos na produção do evento.

Em sua fala, a secretária ressaltou a importância da Teia para a consolidação do Programa Cultura Viva, assim como para o renascer do Brasil na sua pluralidade.

Fórum Gestores e Gestoras

Após a abertura do evento, gestores e gestoras municipais e estaduais iniciaram as discussões sobre os assuntos relevantes à Gestão, dentre eles propostas estratégicas de articulação com o Sistema Nacional de Cultura (SNC) envolvendo o MinC e os ente-federados.

A definição de, pelo menos, três ações prioritárias para a Gestão de Rede de Pontos de Cultura e a Instituição de um Comitê Gestor Nacional da Política de Base Comunitária são temas que estão em evidência no Fórum.

1

Destaque para Rede Rondônia

Em seu pronunciamento, a secretária Márcia Rollemberg elogiou a iniciativa da Comissão Nacional dos Gestores e Gestoras do Programa Cultura VIVA em promover, pela primeira vez, um amplo debate para se discutir todas as instâncias da gestão nos estados.

Na ocasião Rollemberg enfatizou que ainda existem dificuldades na relação e no diálogo das Redes Estaduais com o Ministério da Cultura.  Diante de um quadro demonstrativo, destacou o Estado de Rondônia como uma das Redes dos Pontos de Cultura que tem conseguido manter um percentual de 100% de informações fornecidas ao Ministério, enquanto que algumas Redes não atingem nem 25% de atualização do seu quadro de situação.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emilli Sousa e José Monteiro
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo