Governo de Rondônia
19/04/2024

Capacitação Prisional

Qualificação profissional de apenados acontece no sistema penitenciário de Porto Velho

29 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Formaçao do curso de pedreiro de alvenaria Enio Pinheiro 28.05.2014

O Governo do Estado, dentro das suas medidas inclui a capacitação de pessoas privadas de liberdade no sistema prisional. Nesta quarta-feira (28), na Penitenciária Estadual Ênio dos Santos Pinheiro, ocorreu a conclusão e entrega dos certificados do curso de pedreiro de alvenaria.  O resultado se da pela parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Através desta parceria são ofertados seis cursos para as unidades prisionais na área da construção civil, são eles: pintor de obras, pedreiro de revestimento em argamassa, encanador e instalador predial, carpinteiro de telhado, pedreiro de alvenaria e eletricidade básica.

Para poder participar da capacitação oferecida pelo governo acontece uma seleção dentro da própria unidade, que é feito pela gerência administrativa balanceando o comportamento do apenado dentro do presídio e o seu comportamento e aproveitamento do curso, o que lhe proporcionara a entrada nos demais cursos.

O curso iniciou com 20 reeducandos e 19 concluíram, com apenas uma desistência involuntária, pois o mesmo saiu em liberdade. Teve a duração de 160h, com aulas práticas e teóricas, com média mínima de sete pontos para a conclusão.

Para o diretor de segurança, Vitalino dos Santos, o que mais chama sua atenção é a interação deles e a seriedade com que levam os cursos, mostrando como eles estão propensos para à ressocialização.

Dos 19 apenados que concluíram, 11 decidiram continuar fazendo outros cursos dentro da unidade e oito escolheram trabalhar. Tanto o trabalho quanto os estudos proporcionam ao reeducando além de ressocialização o benefício e a remissão de sua pena.

“Dizem que o que faz a força é a união, pois não existe ressocialização sem parcerias, e se formos colocar na ponta da caneta o número de apenados que já fizeram o curso e o valor do curso, o resultado seria alto, mas não estamos tendo custo algum. E saindo daqui, vão poder se estabelecer profissionalmente” comenta o diretor geral Nilson Maia, admirado com os avanços da ressocialização dentro do Ênio Pinheiro.

“Meu marido está aqui na unidade há 12 meses, sempre falei pra ele amor estudo, mas nunca fui levada a sério, mas dentro da unidade que ele veio conhecer o valor da educação, ele esta estudando se profissionalizando espero realmente que ele saia um novo homem”, afirma a esposa de Ednei Alves preso um ano, Jenifer Costa.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cláudio Guedes - Assessoria Sejus
Fotos: Cláudio Guedes - Assessoria Sejus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Governo, Inclusão Social, Segurança, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo