25/04/2024

Adolescentes em conflito com a lei

Sejus realiza dia “Tudo Começa na Família”

02 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

img-20140602-wa0016O Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) realizou no dia 30 de maio, o Encontro Tudo Começa na Família, que foi realizado na Unidade Socioeducativa II (UIMS II) que abriga adolescentes em conflito com a lei.

Idealizado pelo núcleo de humanização, o evento contou com palestras motivadoras do pedagogo em formação e agente do sistema socioducativo, Wellington Teles, apresentação do coral da escola de música Som na Leste e apresentação de teatro da Igreja Elshaday.

O diretor da unidade, Antonio Silva em seu discurso mencionou que as únicas palavras que ele pronunciaria nesses eventos é o agradecimento a Deus e as equipes das unidades que tem um comprometimento com a ressocialização e isso o deixa feliz, e ainda enfatizou que tudo só é possível pela união das famílias com o quadro técnico.

“Esse evento não faz com que apenas as famílias se aproximem dos adolescentes, mas o corpo técnico da unidade também, estreitando os laços com o socioeducando. Eles ficam fragilizados aqui dentro e o acolhimento espiritual, de acordo com a crença de cada um, faz com que se sintam mais acolhidos”, comenta a chefe do Núcleo, Laurelena Silva.

“Meu filho T.A esta aqui já há nove meses e vejo uma mudança gradativa, analisando ele da primeira visita ao dia de hoje. Estou tão feliz e tão empolgada ao mesmo tempo. Para essa unidade só tenho elogios, pois ele está sendo bem tratado, o acompanhamento do diretor com os pais, é em tempo real, aqui se tem notícias boas ou ruins, além de ter o acompanhamento escolar”, diz Aldelice Alves, mãe do socioeducando.

O evento fugiu um pouco do tradicional, pois a visita que acontece semanalmente com a família pode ir apenas um parente, mas no dia do “Tudo Começa na Família”, os internos puderam chamar toda sua família. O cardápio do dia foi diferenciado e regado de vatapá, galinha picante, tortas salgadas, pizza e refrigerantes.

Texto: Cláudio Guedes - Assessoria Sejus
Fotos: Cláudio Guedes - Assessoria Sejus