Cooperação

Governo prepara pacote de investimentos para o distrito de Surpresa, em Guajará-Mirim

13 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_1000O distrito de Surpresa (pertencente a Guajará-Mirim e localizado na região de encontro dos rios Mamoré e Guaporé) foi uma das localidades mais atingidas pelas cheias recentes ocorridas nos rios em Rondônia. As águas dos poços amazonas ficaram contaminadas e parte das estruturas de residências e habitações públicas próximas ao rio ficou comprometida. A inundação deixou a escola municipal sem condições de uso e os alunos da rede municipal estão estudando na escola estadual Salomão Justiniano Melgar, em horários ajustados.

Ontem (12) pela manhã o governador visitou o distrito de Surpresa e ficou sensibilizado com as dificuldades enfrentadas pela comunidade e atendeu uma série de reivindicações apontadas pelos representantes comunitários. Entre os benefícios que serão destinados a Surpresa estão: a constrIMG_1150ução de uma escola com 10 salas de aula; a conclusão da construção do destacamento da Polícia Militar para a instalação de uma base policial; a construção de um posto de saúde e o encaminhamento de um médico para atender a comunidade que tem cerca de 250 famílias, resultando numa população de aproximadamente 1.200 pessoas; a construção de uma caixa d’agua e também a reforma de uma embarcação grande (para no mínimo 30 pessoas).

Surpresa receberá, ainda, uma ambulancha UTI com motor de 90 HP (considerado de alta potência) e capacidade para transportar dois pacientes. O governador disse que a aquisição da ambulancha está em fase de licitação e que a entrega deve ocorrer em até 40 dias. O distrito também será contemplado com uma antena para recepção de sinal de internet, para utilização escolar.  Além da instalação da antena, o governo irá custear o pagamento mensal de R$ 2 mil para o funcionamento da internet.

Ainda na área da eduIMG_1043cação, o governo estadual fará a liberação especial do recurso do Programa de Apoio Financeiro (Proaf) à escola Salomão Justiniano, que não vinha sendo beneficiada com o programa. As equipes de governo também manterão contato com a Eletrobrás para tratar do programa Luz Para Todos em Surpresa.

Mão Amiga

O distrito de Surpresa está recebendo o programa Mão Amiga, disponibilização de máquinas e servidores do DER, para a recuperação de estradas. Nonato da Silva, administrador do distrito, afirmou que a localidade estava há 12 anos sem receber uma máquina para recuperação de estradas. O professor Marco Antônio ressaltou que as estradas estavam intransitáveis, principalmente nos locais atingidos pelas cheias dos rios. “Os moradores quase não acreditaram quando viram as máquinas chegando de balsa. É gratificante ver tanto esforço do governo para atender uma comunidade com tantos problemas”, relatou o professor.

Dificuldades

Não há estradas para chegar até Surpresa. As opções são aérea ou pelo rio. O deputado Lebrão, que esteve no distrito com o IMG_0938governador, disse que uma embarcação grande demora 24 horas para fazer o trajeto de Surpresa até Guajará-Mirim, com o custo estimado de R$ 200,00, ida e volta. “A comunidade não tem embarcação gratuita. Bancos, lotéricas e outras questões burocráticas ficam em Guajará e o transporte é muito caro para os moradores”, desabafa o deputado.

Lebrão também cita como exemplo de dificuldade o saque do benefício Bolsa Família. Ele relata que moradores recebem até R$ 130,00 do Bolsa Família, porém, o saque só pode ser feito em Guajará-Mirim. “Olha só a ironia. A pessoa recebe R$ 130,00 e tem que gastar pelo menos R$ 300,00 (embarcação, hotel e alimentação) para ir até Guajará-Mirim, com a distância de aproximadamente 200 quilômetros.

Texto: Nilson Nascimento - Assessoria DER
Fotos: Nilson Nascimento