Governo de Rondônia
23/04/2024

Investimento

Caerd planeja renovar 18 mil hidrômetros durante o ano

17 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

NOVOS HIDRÔMETROS CAERD FOTOS NEWTON SERGIO (4)Com a missão de prestar bons serviços e garantir qualidade de vida à população, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) está em processo de renovação de seu parque de hidrometria. Na última semana 5.500 novos hidrômetros foram adquiridos e o trabalho de substituição dos aparelhos antigos pelos novos deve começar já nos próximos dias.

 

O processo de troca dos medidores vai acontecer conforme as ocorrências de defeitos notificadas pela Caerd, informa o diretor comercial Walmir Brito. “Primeiro vamos substituir os hidrômetros quebrados, os que foram retirados, aqueles travados ou parados e ainda os que estão com o visor embaçado. Todas essas ocorrências impedem a leitura de consumo e refletem diretamente no desempenho da empresa”.

 

NOVOS HIDRÔMETROS CAERD FOTOS NEWTON SERGIO (6)A estimativa da Superintendência de Operações Comerciais é que há 16 mil hidrômetros com ocorrências em todo o Estado. Desse total, 7% representa danos diretos para a Caerd.

O diretor comercial explica que 3 mil novos medidores foram instalados de janeiro a maio. “Além dos 5.500 aparelhos que acabaram de chegar, outros 8 mil devem ser recebidos em setembro, com a entrega do segundo lote”, planeja o diretor para atingir a meta de 18 mil novos hidrômetros instalados ainda este ano. No ano passado a Caerd conseguiu renovar 12 mil medidores.

 

Dos novos aparelhos, 1.500 devem ficar na Capital, os demais serão distribuídos nos municípios atendidos pela Companhia. “Com esse trabalho esperamos uma redução de perdas operacionais assim como avaliar o consumo real dos nossos clientes. Além disso, como há uma parcela de clientes que insistem nas ações fraudulentas de furtar água, esperamos reprimir os infratores com os novos equipamentos”.

 

Caerd Diretor Comercial Walmir Brito. Fotos Luciane Gonçalves (2)Hidrômetros

O hidrômetro, também conhecido por relógio, é o equipamento que faz a apuração do consumo de água. No aparelho há um contador que registra a quantidade de água que passou pelo medidor. A conta é feita a partir do último número registrado em comparação aos valores do novo registro. A diferença entre os dois números aponta o volume de água consumido.

 

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luciane Gonçalves
Fotos: Caerd
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo