Governo de Rondônia
23/04/2024

Captação de Recursos

Treinamento em convênio e prestação de contas direciona instituições no Estado

03 de julho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_3751 A busca de recursos federais para investimentos em projetos no Estado é uma das alternativas trabalhadas na atual gestão para que as instituições não se limitem aos recursos do orçamento estadual e possam colocar em prática seus programas. Para orientar na captação desses recursos, a Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão (Sepog), por meio da Gerência de Captação de Recursos (GCR), finalizou, na manhã de hoje (03), o VI treinamento em Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv), e Prestação de Contas, ferramenta que possibilita a transferência de recursos federais às   instituições interessadas por meio de convênios e contratos de repasse.

Ministrado pelos servidores Eduardo Santiago e Dirval Antônio, o curso serviu para direcionar os participantes na realização dos procedimentos exigidos pela ferramenta eletrônica e esclarecer as principais dúvidas. Um dos maiores problemas existentes hoje é na hora da fiscalização. Segundo o gerente Raimundo Nonato, a definição do problema do objeto, que representa o produto da proposta, precisa estar bem detalhada “A falta desse detalhamento prejudica o andamento do plano. Às vezes, é melhor demorar nessa etapa do que ficar justificando depois”, esclareceu.

IMG_3747

 No encerramento do curso, o secretário da Sepog, George Braga, ressaltou a importância da prestação de contas de maneira correta para que o Estado não fique inadimplente.  Participaram do treinamento, representantes de instituições como Superintendência de Estado da Cultura (Secel), de Turismo (Setur), da Promoção à Paz (Sepaz), Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapero), Instituto Abaitará, Conselho Público de Políticas sobre Drogas (Conen), ente outros.

Oportunidade

Para a assessora técnica da Sepaz, Tereza Sabino, o treinamento foi uma oportunidade para atualizar o conhecimento. “Sempre tem algo novo, e precisamos acompanhar essas mudanças”, disse a assessora que já trabalha com convênios.

O representante do Conen, Rafael França, teve contato pela primeira vez com a ferramenta e afirmou que a didática usada para o repasse das orientações facilitou a assimilação do conteúdo. “Achei interessante o material e a facilidade do Sistema. Não aceitar informações erradas, por exemplo, é uma forma de transmitir segurança”, ressaltou Rafael. Ele informou que a primeira providência ao finalizar o treinamento será cadastra no Conselho.

IMG_3703


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Convênios, Cursos, Governo, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo