Governo de Rondônia
19/04/2024

Educação

Educação histórica-crítica auxilia na elevação do IDEB

28 de outubro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

P1160191Uma comitiva formada por 25 alunos do 9º ano do ensino médio, professores e técnicos de educação da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental  Olga Dellaia, no município de Jaru, realizou uma excursão à capital nesta segunda-feira (27), com o objetivo de apresentar aos alunos perspectivas da história e geografia de Rondônia. A visita, de acordo com a diretora da instituição, Ilza Rodrigues da Silva é uma atividade inclusa nas disciplinas para fortalecer o conhecimento dos alunos.

“Temos alunos que nunca saíram de Jaru e este passeio proporciona a fixação destas informações, pois ao ver a Estrada de Ferro, por exemplo eles podem visualizar todo o conteúdo estudado em sala”, explica a professora de Estudos Regionais e Geografia, Maria Lucia Melo. Eles estiveram na ponte do Rio Madeira, na Praça do Trem, no Mercado Central e ainda participaram da Coletiva de imprensa realizada no Teatro Guaporé.

 

Índices

Com um total de 1.287 alunos, a E.E.E.M.F Olga Dellaia, que atende as áreas urbana e rural da região, foi uma das que mais avançou na conquistas das metas pactuadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), durante este governo. Segundo Ilza Rodrigues, importantes resultados foram alcançados pela instituição de ensino.

O 5º ano da escola saiu de 5.3 em 2011 para 6.7 em 2013 e de 4.6 para 5.2 no 9º ano durante o mesmo período. Conquistas significativas que renderam para a escola e quadro de professores o reconhecimento local da sociedade, sendo os professores Pedro Abílio Blanco de Educação Física, Marlene Milk de Língua Portuguesa, Lucia Melo de Geografia, Isabel Zingra de Matemática e Gisele Santos de Inglês  indicados como destaques para o prêmio “Melhores do Ano” realizado em Jaru.

A professora da instituição foi indicada ainda por dois anos consecutivos como melhor gestora escolar (2012/2013) e a Escola apontada como o melhor ensino fundamental.

 

Política Escolar

P1160194Para o professor Abílio Blanco, o governador Confúcio foi um pacificador na educação, pois não perseguiu ninguém como outros governos, e procurou oferecer condições de trabalho. “Sabemos que não é possível fazer tudo de uma vez e resolver desta forma o problema da educação no Estado, mas há um plano, um caminho seguido e isto incluindo todos os municípios, pois vemos este cuidado em atendê-los”, ressalta o educador.

“Como secretário recebo muitos elogios, mas que chegam a ser injustos, pois quem melhoram os índices da educação em Rondônia são os professores”, ressaltou o secretário da Seduc, Emerson Castro.

 

Reforma

A Escola está com o cronograma de reforma e ampliação previsto para novembro e em virtude das obras, as aulas que foram adiantadas deverão ser concluídas antes do período escolar constante na agenda oficial da educação. “Uma das maiores dificuldades vivenciadas pelas escolas estaduais são as estruturas e que para nós já será resolvido”,  afirma a diretora.

Para a estudante do 9º ano, Carolina Teófilo leite, que já veio a Porto Velho, mas ainda não havia tido a oportunidade de conhecer os pontos históricos da capital, “ao conhecer estes locais conseguimos compreender melhor o que aprendemos em sala”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Romeu Noé
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo