Governo de Rondônia
19/04/2024

Porto

Empresários do Sul do País visitam o Porto Público da Capital

28 de outubro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_0042A Diretoria do Porto Organizado de Porto Velho, recebeu na manhã de sexta-feira (24) a visita de representantes da Cooperativa Agroindustrial do Paraná (Capal), para conhecerem a estrutura, a capacidade de cargas e como é feito o escoamento de produtos pela hidrovia do Rio Madeira, a partir do Porto Público da Capital para o restante do Brasil e do mundo.

Na oportunidade, o diretor presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), José Ribamar da Cruz Oliveira, apresentou alguns números relativos à exportação e importação dos produtos que deixaram os empresários surpresos. “Este ano transportamos o superior a três milhões e trezentas mil toneladas de cargas, como: grãos, madeira, açúcar e contêiner que abastecem tanto o mercado regional [Amazônia, Rondônia, Acre, Pará e Mato grosso] quanto aos países da Ásia e Europa”.

Segundo o Superintendente da Capal, Adilson Fuga, a visita dos empresários ao terminal portuário de Porto Velho foi para conhecerem a infraestrutura do Porto para projeções futuras e alguma forma de facilitar o escoamento de produção do Sul pelo Norte, encurtando a distância. “É uma opção de transporte mais barata, porém, para hoje ainda é inviável mas no futuro, podemos estabelecer uma parceria”.

Adilson Fuga disse ainda que ficou impressionado com os números apresentados no Porto de Porto Velho. Segundo ele, chama atenção o crescimento que vem tendo o Porto e que demonstra que é realmente viável o corredor de embarque por Porto Velho.

A Capal trabalha com a produção de soja, milho, trigo, feijão. “Produzimos um grande volume de leite e aproximadamente 600 mil toneladas de grãos, além da produção de suínos. Estamos próximo de inaugurar um frigorífico em parceria com outras duas cooperativas. O objetivo é começar abater duas mil e trezentas cabeças de suínos, podendo aumentar para nove mil e sessentas cabeças dia por abate”, afirmou Adilson Fuga.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônia Nascimento
Fotos: SOPH
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Rondônia, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo