Conscientização

Colaboradores da SOPH recebem orientações sobre AIDS e HPV

03 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Grupo Saúde e Vida realizou na última sexta-feira (31/10) uma palestra sobre AIDS/HPV aos colaboradores do Porto Público da Capital. O Objetivo da palestra foi de conscientizar os participantes quanto a importância da prevenção e a busca de informação sobre saúde. Com duração de 60 minutos, a palestra foi ministrada pelo fisioterapeuta Eduardo Pigozzi Silveira, funcionário do Grupo, que utilizou recursos audiovisuais para transmitir as informações sobre a prevenção das doenças.
De acordo com Eduardo Pigozzi, é de extrema importância enfatizar as orientações adequadas sobre o vírus HPV, pois por conta do início das vacinas terem sido destinadas as meninas de 11 e 13 anos, gerou-se grande conflito de informações e má interpretação em relação a este diagnóstico cuja incidência demonstra-se bastante elevada em várias regiões do país.
Durante a apresentação, foram abordados temas sobre HIV (meios de contaminação, prevenção, tratamento e consequências no comprometimento da qualidade da saúde física, mental e social do indivíduo) e sobre HPV (Condiloma Aculminado), cuja estatística revela que a cada 4 mulheres, uma está contaminada por este vírus, que é o principal responsável pelo desenvolvimento de câncer de colo de útero.
O conteúdo apresentado, segundo o palestrante, está embasado em estatísticas e informações recentemente divulgadas pela Secretaria da Saúde de cada região, assim como da Organização Mundial da Saúde.
O diretor presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado – SOPH, José Ribamar da Cruz Oliveira, elogiou a iniciativa do Grupo em promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Para ele, as informações preventivas auxiliam ao indivíduo a evitar diagnósticos desagradáveis no futuro.
Para a servidora da SOPH, Ester Diniz a palestra foi muito importante. “Trouxe informações novas que no dia a dia a gente não procura saber, principalmente sobre HPV. Tirou muitas dúvidas quanto à prevenção e a idade correta para iniciar a tomar as vacinas”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Para o técnico em segurança do trabalho da SOPH, Hamilton Silva Bispo, as informações é válida para todos os trabalhadores. “É de suma importância na socialização do conhecimento, pois uma medida preventiva como foi citada pelo palestrante, poderá evitar uma tragédia em qualquer família independente da classe social.
Histórico
O Grupo Saúde e Vida é uma instituição de São Paulo, que há mais de 20 anos realiza palestras gratuitas em empresas e escolas sobre Medicina e Odontologia Preventiva em todo o Brasil. Com a missão de fazer da informação de qualidade uma aliada contra os males da vida moderna. Busca divulgar conceitos modernos e atualizados na prevenção de doenças. Durante toda a sua existência, o Grupo Saúde e Vida já realizou mais de trezentas mil palestras atingindo cerca de 15 milhões de espectadores.

Texto: Maria Antônia
Fotos: Arquivo Porto