Governo de Rondônia
29/03/2024

Benefício

Governo e Senar firmam convênio para capacitar os privados de liberdade para o cooperativismo

06 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

assinatura convênio senarVisando ressocializar socioeducandos e reeducandos, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), assinou nesta quarta-feira (05), convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/RO) para a realização de cursos de capacitação profissional em cooperativismo, pintura de tela e pintura de tecido. No ato da assinatura, estavam presentes o secretário de Justiça, Paulo César de Figueiredo e o superintendente do SENAR, Elusio Guerreiro.

Os cursos terão carga horária rápida de 32 horas/aulas, visando a promoção social, com enfoque educativo para possibilitar aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e aos apenados a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais e mudanças de atitudes que favoreçam a melhor qualidade de vida e participação na comunidade.

As capacitações serão ministradas por professores prestadores de serviço da “Cooperativa Milênio”, parceira do SENAR para esta finalidade. As turmas serão de 13 alunos e a idéia é que no final dos cursos de pintura em tela e pintura em tecido já sejam produzidos quadros e guardanapos comercializáveis.

O secretário de Justiça, Paulo César Figueiredo ressaltou a importância da idéia do cooperativismo, pois os participantes serão estimulados para que possam formar cooperativas com seus familiares para comercialização dos produtos e começarem novos negócios. “Esta é uma oportunidade de terem renda para ajudar no sustento familiar. Os reeducandos ganharão o benefício de assinarem folha de remissão de pena, com base na lei da execução penal”, explica.

A assistente social da reinserção social da Sejus, Iza Celesti informa que o projeto é auto-sustentável. “O bom disso tudo é a distribuição dos recursos das vendas dos produtos, pois terão como destino: 60% para a reposição dos materiais para confecção de novos artigos; 10% para a unidade onde acontecem as atividades e 30% para o sustento das famílias dos alunos”, esclarece.

Em Porto Velho, os cursos acontecerão em todas as unidades prisionais, em duas unidades socioeducativas e também no Centro de Correição da Polícia Militar. No interior acontecem em Ariquemes, Guajará Mirim, Buritis, Jaru, Ji-Paraná, Presidente Médici, Rolim de Moura e Costa Marques.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Celene Gomes - Assessoria Sejus
Fotos: Divulgação Sejus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Inclusão Social, Justiça, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo