Boa Governança

Governadores recebem relatório sobre a situação e desafios nas áreas estratégicas

18 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Reuniu00E3o_Pacto_Boa_Governanu00E7a_foto_022O presidente da República em Exercício, Michel Temer, o governador de Rondônia Confúcio Moura e os governadores eleitos e reeleitos em 2014 receberam do Tribunal de Contas da União (TCU) e dos Tribunais de Contas Estaduais (TCEs), um relatório sobre a situação e os desafios do governo federal e dos estados nas áreas  estratégicas de governança. O evento denominado de Pacto Pela Boa Governança ocorreu nesta segunda-feira (17), no auditório do Museu Nacional de Brasília.

De acordo com o presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, a finalidade do encontro foi promover um debate entre dirigentes e servidores dos Tribunais de Contas com os governantes eleitos em prol do desenvolvimento integrado do país.  O evento teve um formato de “talk show”, dividido em cinco blocos. Em cada um deles foi abordado um tema específico com base em levantamentos feitos pelo TCU e pelos TCEs.

Para Confúcio Moura, a iniciativa foi importante porque o TCU e os TCEs possuem dados estatísticos críticos dos estados, principalmente nas áreas de educação, saúde, segurança pública, previdência e infraestrutura. Segundo ele, os debates tiveram reflexões profundas sobre os temas abordados. “Saio daqui com um fundamento básico, que é preciso fazer um bom planejamento para aproveitar os recursos escassos e aplicá-los corretamente, principalmente nas áreas críticas apontadas nos estudos”, destacou.

Reuniu00E3o_Pacto_Boa_Governanu00E7a_foto_074O presidente do TCE-RO, José Euler Potyguara, ressaltou a importância do evento, principalmente nesse período pós eleitoral, onde os eleitos estão iniciando um novo governo e irão enfrentar várias situações semelhantes de desconforto. “Os problemas encontrados ao longo de vários exercícios foram trazidos para o debate visando a boa governança, para que a população venha a ser atendida nas mais diversas áreas”, explicou.

Segundo Potyguara, os setores identificados com problemas foram destacados, e o que foi possível verificar com esse apanhado é que as dificuldades acabam sendo comuns em todos as unidades da federação. “Em que pese a diferença territorial, inclusive de arrecadação de um estado para outro, os problemas são semelhantes. Mas podemos importar as boas ideias para resolver os entraves encontrados no dia a dia”, disse  o presidente do TCE-RO.

Texto: Zózimo Macedo
Fotos: Alex Nunes