Governo de Rondônia
25/04/2024

Inventário Florestal

Rondônia inicia Inventário Florestal Nacional

18 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O Inventário Florestal Nacional (IFN) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), por intermédio da empresa STCP Engenharia de Projetos Ltda (Curitiba-PR), responsável pela condução e execução do Inventário Florestal no Estado de Rondônia, contam com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), através do fornecimento de informações, no auxílio do planejamento logístico e também na divulgação das atividades, decorrentes do Inventário do Estado.

O levantamento constitui-se de um instrumento de planejamento que visa fornecer informações sobre as florestas naturais e plantadas, sua composição, extensão e distribuição espacial, seus estoques, sua diversidade e sua dinâmica, no Estado de Rondônia.

O IFN é uma iniciativa promovida pelo SFB com o objetivo de levantar informações sobre os recursos florestais do país de forma sistematizada e periódica. Seus dados são baseados na coleta de dados em campo, ou seja, diretamente na floresta, o que permite obter maior diversidade de informações e com maior precisão.

A coleta de dados de campo ocorrerá em 423 pontos, distribuídos sistematicamente por todo o Estado, onde serão coletados dados de vegetação, incluindo a identificação das espécies arbóreas e variáveis qualitativas e quantitativas que permitirão a caracterização do ecossistema florestal. Simultaneamente à medição nesses pontos amostrais será realizado um levantamento socioambiental com moradores do entorno dos pontos de coleta, para gerar informações sobre como as comunidades e os moradores das áreas rurais percebem e utilizam os seus recursos florestais.

Em cada ponto amostral, equipes formadas por engenheiros florestais e outros profissionais deverão realizar medições como as de altura e diâmetro das árvores; verificar as espécies presentes, a existência de epífitas (plantas que crescem sobre outras, como bromélias); realizar a coleta de solos e de material botânico (folha, flores e frutos), entre diversas outras atividades. Esses dados permitirão conhecer, por exemplo, o nível de degradação ou preservação dos recursos florestais.

O Inventário também irá revelar a percepção das populações locais sobre a existência, uso e conservação dos recursos florestais. Para cada ponto amostral, serão entrevistados moradores preferencialmente em um raio de até quatro quilômetros.

Atualmente, sete estados do país estão em fase de coleta de dados: Ceará, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe. Esse trabalho já foi encerrado no Distrito Federal e Santa Catarina, que foi o primeiro a concluir e a divulgar os resultados.

O Serviço Florestal Brasileiro não é um órgão fiscalizador e a atividade que está sendo realizada não se trata de qualquer tipo de fiscalização das propriedades rurais. Por isso, não haverá qualquer tipo de multa ou apreensão de material.  O local de coleta de dados foi escolhido ao acaso, não havendo qualquer relação com a propriedade e seu uso.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marilza Rocha
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo