Governo de Rondônia
19/04/2024

Socioeducação

Sejus integra mesa de debate no II Congresso Estadual Do Judiciário

19 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

dsc_0311O Secretário de Estado de Justiça, Paulo César de Figueiredo participou na terça-feira (18) de uma mesa redonda que faz parte da programação do II Congresso Estadual Do Judiciário “O Adolescente e a Socioeducação”, que está acontecendo entre os dias 17 a 21 de novembro, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).

Durante a mesa redonda, que abordava o tema “Possibilidades e limites para a implantação da Justiça Restaurativa em Rondônia”, o secretário falou sobre a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) e o lema que fundamenta essa nova proposta que esta sendo trazida para o sistema prisional de Rondônia, que é promover justiça, socorrer a vítima e proteger a sociedade. “Nas Apac’s há uma nova cultura, onde o reeducando não é mais chamado assim, mantendo-se a lógica de reintegração social e o resgate de vidas. Eles passam a ser  chamados de recuperados. Pode não parecer, mas isso faz a total diferença”, esclareceu o secretario Paulo César de Figueiredo.

No tocante a socioeducação, foi lembrado que a Secretaria de Estado de Justiça(Sejus) tem sob sua responsabilidade administrar 16 unidades socioeducativas, destas, sendo quatro em Porto Velho, com um total de 220 socioeducandos que recebem total apoio, tanto no aspecto integrador com a família e comunidade, bem como na educação, saúde, preparação para o trabalho  e promoção de ocupações esportivas e de lazer.

Neste congresso, o objetivo que se busca alcançar é a promoção e a difusão  dos conhecimentos sobre as normas que disciplinam a aplicação e a execução das medidas socioeducativas, por meio de palestras, debates, curso, apresentações de experiências exitosas e demais atividades que permitam a exploração das experiências e práticas em medidas socioeducativas.

O evento tem uma programação extensiva que conta com a participação dos técnicos da Sejus que atuam na Coordenadoria do Adolescente em Conflito com a Lei (CAA).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larissa Lopes – Assessoria Sejus
Fotos: Larissa Lopes - Assessoria Sejus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Justiça, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo