Governo de Rondônia
26/04/2024

ENCONTRO / RESULTADOS

Governador quer agilizar acordos comerciais com o Peru

19 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Rondônia tem grande interesse em agilizar os acordos comerciais com o Peru

Rondônia tem grande interesse em agilizar os acordos comerciais com o Peru

O governador Confúcio Moura disse nesta quarta-feira (19), ao receber o cônsul peruano Félix Gérman Vasquez Sólis , no palácio Presidente Vargas, que Rondônia tem grande interesse em agilizar os acordos comerciais com o Peru. Na mesma reunião, ele determinou aos assessores e técnicos governamentais, que faziam parte do encontro, para a execução das medidas necessárias para facilitar esse entendimento bilateral.
Confúcio Moura observou que o Peru não faz parte dos países que compõem o Mercosul, mas nada impede que Rondônia faça um tratado específico, com reconhecimento político e jurídico,  “para viabilizar interesses comuns”. Ele frisou que Rondônia não tem nada a perder, pois tem hoje uma linha de produção que interessa o mercado peruano.
As taxações das mercadorias e outros itens para as transações, de acordo com o governador, é que precisam ficar bem definidos. Durante a reunião, Confúcio Moura quis saber do cônsul detalhes sobre a economia peruana e sobre outras áreas, como a educação, por exemplo. O cônsul informou também que já existe decisão do Ministério do Exterior do Peru que incentiva as atividades comerciais nas regiões de fronteira.
Na Casa Civil
Reunião na Casa

Reunião na Casa

Logo após do encontro com o governador, Germán Vasquez foi recebido pelo chefe da Casa Civil, Marco Antônio de Faria, e pelo coordenador técnico-legislativo do governo de Rondônia,  Helder Risler de Oliveira. Participaram também da reunião secretários de Estado e integrantes do projeto Rota Andina do Desenvolvimento Rondônia-Pacífico.
Marco Antônio sugeriu que o Peru e o Acre sejam incluídos no acordo de irmandade entre países vizinhos, celebrado inicialmente entre os estados do Beni (Bolívia) e Rondônia, que favorecem os entendimentos bilaterais. O cônsul aprovou a iniciativa e antecipou que vai participar da próxima Mesa Permanente de Integração Regional.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Decom
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Evento, Governo, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo