Oficina de Comunicação

IV Oficina de Comunicação debate telejornalismo e fotojornalismo

21 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Oficina de Comunicacao_21.11.14_Fotos_Daiane Mendonca (2)O primeiro palestrante do segundo dia do IV Oficina de Comunicação do Governo da Cooperação, professor Benedito Teles, conseguiu a unanimidade dos profissionais e acadêmicos do curso de jornalismo, pelo conteúdo, segurança e experiência que transmitiu. Também falou sobre pelas inovações o telejornalismo moderno tem passado em todos os níveis.

A palestra de Benedito Teles foi das mais concorridas, e acabou suscitando a antecipação dos debates no evento. A participação do jornalista Abdoral Cardoso, um dos organizadores da IV Oficina, foi providencial para moderar a intervenção e levar a discussão para o final da palestra.

O professor, que é gerente de jornalismo da TV Rondônia, mostrou aos participantes que o ambiente de redação é muito dinâmico e tem exigência de caráter temporal, não permitindo uma reflexão aprofundada do papel do profissional de imprensa. Para ele, a iniciativa do Departamento de Comunicação (Decom) de realizar esta oficina é digna de todo elogio, visto “que aqui nós podemos fazer esta reflexão”.

Oficina de Comunicacao_21.11.14_Fotos_Daiane Mendonca (1)A palestra do professor Benedito Teles foi um misto de aula com prática diária, permitindo a profissionais e acadêmicos presentes, um discernimento muito próximo do real, já que tratou da estratégia de trabalho da TV Rondônia, mostrando os métodos de funcionamento, equipe e produção, aspectos que estão propiciando a ampliação do espaço do noticiário local no âmbito da Rede Globo.

O também professor Francivan Souza da Silva foi o segundo palestrante do dia, e abordou o tema Fotojornalismo – Relacionamento do repórter fotográfico com o fato e o veículo, ressaltando a importância da cena para o profissional, a exigência de mantê-la intocada enquanto fonte, e a humanização do trabalho fotográfico.

O jornalista e professor falou de história, dos primórdios da fotografia, da velha máquina de tirar retrato, da era dos recursos digitais e das novidades tecnológicas, que permitem, pelo smartphone, produzir o texto, fazer as fotografias que o ilustram, a edição, a publicação, e ainda aferir os níveis de visualização daquela matéria.

Texto: Cleuber Pereira
Fotos: Daiane Mendonça