POLÍCIA

Operação Parusia recaptura foragidos e armas

24 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

A operação foi realizada em bairros onde houve maior incidência de ocorrências policiais nos últimos meses

operacao-parusia-03

Cinco foragidos foram recapturados e seis armas diversas apreendidas na primeira etapa da Operação Parusia, deflagrada pelas polícias Civil e Militar, em conjunto com diversos órgãos fiscalizadores em todo o Estado. O resultado das ações foi apresentado, nesta segunda-feira (24), pelo secretário adjunto da Segurança,  Defesa e Cidadania, coronel Adilson Bandeira.

Durante a operação foram apreendidos um caminhão com 38 metros cúbicos de madeira sem documentação legal, munições de diversos calibres e drogas. Também foram fechados estabelecimentos que funcionavam sem a devida autorização e até um ônibus com R$ 50 mil em mercadorias importadas ilegalmente da Bolívia.  Foram detidas, ainda, 13 pessoas que foram flagradas praticando pescas ilegal.

Parcerias

A Operação Parusia mobilizou as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Conselho Tutelar e Secretaria  Municipal de Trânsito. Cada organismo, na sua área de atuação, atuou na fiscalização buscando dar mais segurança à população.

operacao-parusia-02

O coronel PM Adilson Bandeira (c) detalha a operação policial

O foco escolhido foram as regiões onde as ocorrências de violência cresceram nos últimos meses. Só na capital participaram 300 policias, sendo 650 em todo o estado. Foi a primeira investida dos órgãos de segurança pública voltados para combater a criminalidade no final do ano.

A novidade foi a utilização, pela primeira vez, do veículo equipado com aparelho de raio X, que foi obtido recentemente, através de convênio com a Secretaria Nacional de  Segurança Pública. A Operação Parusia terá prosseguimento, mas ainda não estão definidos os parceiros que atuarão.

O diretor geral da Polícia Civil, delegado Pedro Mancebo, e o tenente coronel PM Ênedy Dias, representando o comandante geral da PM, coronel Fernando Prettz, também participaram da apresentação dos resultados da Operação Parusia.

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes e Polícia Militar