27/04/2024

Convênio

Governo capacita gestores do 3º Setor

25 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Image00003Os representantes das instituições filantrópicas, associações e demais entidades do 3º Setor estão sendo capacitados em Ji-Paraná quanto à prestação de contas dos convênios celebrados junto ao governo estadual. O evento ocorre no auditório da Secretaria Executiva Regional.

“A prestação de contas irregular ou a falta dela são os principais impedimentos para novos acessos a recursos”, explica o palestrante Vitor Pereira, que também é o chefe do Núcleo de Acompanhamento de Projetos do 3º Setor da Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae).

Esta é a segunda etapa do curso oferecido pela Seae aos organismos do 3º Setor e cuida especificamente da prestação de contas dos recursos. O primeiro deles foi sobre a elaboração de projetos para a captação de recursos junto aos órgãos públicos das esferas municipal, estadual e federal.

“O mecanismo é bem parecido, mas é sempre bom estarmos atentos às inovações”, avalia Lucimar Teixeira, que há 25 anos atua como articuladora do setor da saúde da Diocese de Ji-Paraná e já é experiente em captação e prestação de contas sobre recursos procedentes do exterior.

Do Governo do Estado, Lucimar Teixeira informa que a Diocese de Ji-Paraná já foi contemplada com recursos da ordem de R$ 90 mil. “O governo estadual nos ajudou com esse montante para custearmos a alimentação e logística de um grande evento que realizamos em Ji-Paraná em agosto de 2011”, detalha a articuladora.

Orçamento 2015

O Governo do Estado programa para o orçamento de 2015 recursos da ordem de R$ 1,5 mi para atender aos projetos sociais do 3º Setor. “Para ter acesso ao recurso, os organismos não governamentais devem elaborar o projeto corretamente conforme instruído no curso anterior”, explica o palestrante Vitor Pereira, atentando para os detalhes do plano de trabalho que devem constar no projeto.

O palestrante informa ainda que atualmente técnicos do Governo do Estado analisam cerca de 40 projetos que foram solicitados em diversas áreas sociais. “Caso algum dos pedidos não tenha aprovada a prestação de contas certamente será negado o acesso ao crédito pelo governo”.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio