Governo de Rondônia
24/04/2024

Seminário busca conter produção de resíduos hospitalares

18 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Emyr Ferreira, engenheira em segurança no trabalho

Emyr Ferreira, engenheira em segurança no trabalho

Reduzir o volume de resíduos hospitalares, conter os riscos de acidentes ocupacionais e conservar o ambiente limpo e saudável, evitando a incidência de infecção hospitalar. Estas são algumas metas do curso iniciado nesta segunda-feira, 12, em Porto Velho, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

Com o tema: “Como Elaborar e Implantar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde”, o curso busca a formação de agentes multiplicadores para atuar em todas as unidades de saúde da rede estadual.

O treinamento faz parte do programa educação permanente de servidores, e tem com objetivo criar, através da conscientização de profissionais, acompanhantes e pacientes que circulam diariamente nas dependências das unidades hospitalares estaduais, o hábito de manter o ambiente limpo, alertando sobre a importância de destinar o lixo de forma correta para os locais de coletas.

 

 

Técnicos serão multiplicadores em hospitais

Técnicos serão multiplicadores em hospitais

De acordo com a coordenador do curso, Pedro Villar, está na pauta estudar e conhecer a resolução RDC 306, de 7 de dezembro de 2004 e a Resolução 358, de 29 de abril de 2005 do CONAMA, referentes aos resíduos de serviços de saúde, aspectos internos e externos.

Segundo o secretário estadual de Saúde Williames Pimentel, o governo de Rondônia quer envolver todo o corpo técnico, e ao mesmo tempo, orientar sobre as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, promulgada pela Lei 12.305 de 2 de agosto de 2010, e buscar com isso, obter maior aplicabilidade na elaboração e na implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).
Com a iniciativa, o governo espera minimizar a geração de resíduos, garantir boa higienização do ambiente, reduzir os índices de acidentes e doenças ocupacionais e seus agravos, evitar a degradação do meio ambiente e preservar a saúde pública, explica Williames Pimentel.

METODOLOGIA
O curso é ministrado pela engenheira em segurança no trabalho Emyr Ferreira, instrutora com grande experiência na área. Os temas abordados e as aulas são programadas com exposições orais enriquecidas com parte visual em multimídia, trabalho em grupo e apostilas específicas ao tema. Emyr é especialista em toxicologia aplicada à vigilância sanitária.
No total, o conteúdo será aplicado em 40 horas, divididas em duas partes de vinte horas. A primeira parte concentra um pequeno histórico e importantes definições, noções básicas de legislação de saúde e de meio ambiente, aspectos de controle de infecção hospitalar, riscos e segurança ocupacional.

Williames Pimentel, secretário de Saúde

Williames Pimentel, secretário de Saúde

 

Estão ainda na grade, a classificação de resíduos de serviços de saúde e seu manejo interno e externo, o gerenciamento de resíduos biológicos, químicos e radioativos. Ao final, os temas vão formatar informações para elaboração do PGRSS.
A segunda parte terá aulas práticas, com um estudo monitorado pela ministradora do curso onde os participantes deverão preencher fichas especificas para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, para algumas unidades que compõem o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HB).

PÚBLICO-ALVO
Segundo a organização, o treinamento é destinado a funcionários de nível superior e técnico da Sesau, em Porto Velho, das cidades do interior, servidores dos principais hospitais do Estado, AGEVISA – Vigilância Sanitária e Ambiental, Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e membros do Tribunal de Contas, Ministério Público do Estado e da União.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo