Governo de Rondônia
28/03/2024

EDUCAÇÃO BÁSICA

Censo escolar leva técnicos da Seduc a Fortaleza

08 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

As técnicas Maria Teresa e Jose Oliveira participaram do encontro educacional em Fortaleza

Técnicas participaram do encontro educacional

Uma equipe técnica da Coordenação de Estatística e Pesquisas e Informações Educacionais, da Gerência de Educação da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, participou no mês passado, em Fortaleza (CE) do Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica 2014.

O governador Confúcio Moura tem priorizado a educação em sua gestão e a secretária de Estado da Educação de Rondônia, vem cumprindo as determinações do chefe do Executivo Estadual e o encontro faz parte do programa de capacitação dos técnicos da Seduc.

A professora Angélica Ayres, gerente de Educação da Seduc, afirmou que o encontro para debater o Censo Escolar é de vital importância para a melhoria da qualidade no ensino.

De acordo com  Otácilio Antônio de Melo, coordenador do Censo Escolar da Educação Básica de Rondônia e a subgerente do SAE/GE/Seduc, Aparecida Meireles, no evento foram abordados temas como o Censo da Educação Básica e a Garantia do Direito à Educação, o Censo Escolar e os Programas do FNDE, os novos indicadores da educação básica, o censo escolar e o Fundeb, as políticas da educação de Educação Especial do MEC e seus impactos no Censo Escolar, Inspeção In Loco, programa formação pela escola – programa piloto à distância que será desenvolvido com a finalidade de capacitar gestores na utilização do sistema educacenso, mais educação no censo escolar, situação do aluno 2014.

O tema Manual de Boas Práticas foi considerado um dos pontos chaves do encontro apresentado pela educadora Sandra Corrêa Mota, da assessoria do Deed – a  Redação  da Proposta de Lei dos Censos. ” De posse deste documento, caso venha a ser aprovado, os gestores escolares terão que se envolver mais com o processo censitário”, afirmou Meireles.

Através de oficinas, todos os temas foram abordados pelos 27 Estados e puderam conhecer as propostas de inovação anunciadas para 2015. ” O encontro propiciou aos participantes analisarem as inconsistências nas informações prestadas, bem como avaliar a importância e a aplicabilidade dos dados coletados junto a fomentação das política públicas governamentais”, frisou Melo.

Os técnicos Maria Tereza, Célia Ferreira, João Rodrigues, José Oliveira, Aparecida Meireles e Otacílio Antônio participaram do Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica 2014.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo