Chuva atrapalha abastecimento de água em Ji-Paraná

19 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Trecho da nova adutora não ficou pronto; Técnicos da Caerd prometem regularização do fornecimento de água ainda esta semana

As chuvas que têm caído sobre a região retardaram a conclusão da interligação das adutoras de água tratada, no município de Ji-Paraná. Para que a população volte a ser abastecida, é necessário concluir a instalação de tubos num trecho de cerca de um quilômetro. O serviço é executado pela empresa Hidronorte. Ainda não há prazo definido pela conclusão dos serviços.

Nova adutora_Vila Jotão

Segundo técnicos da obra, é necessária a interligação da nova à antiga adutora, na região do bairro Vila Jotão. O desabastecimento, conforme informações na companhia, ocorre por causa da manutenção ineficiente na antiga adutora nos últimos 20 anos.

Moradores de bairros localizados no 2º Distrito da cidade sofrem com o desabastecimento da água tratada desde o segundo semestre do ano passado. “Esta noite não caiu uma gota d’água na caixa”, disse a dona de casa Simone Avelino Alencar, moradora da rua Capivari, no bairro Alto Alegre. Para atender casos emergenciais, a Caerd pôs à disposição da população um caminhão pipa

Na interligação das adutoras são investidos  R$ 38 milhões, dinheiro do Programa de Aceleração do Crescimento [PAC-2], do governo federal, com a contrapartida do governo estadual. A empresa Hidronorte é a responsável pela construção da nova adutora e outras obras do plano de expansão da rede de água tratada em Ji-Paraná. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Confúcio Moura em 2014. “A meta é levar água tratada a 100% da população”, anunciou na ocasião o governador.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio