Primeiro ano do Colégio Tiradentes de Jacy-Paraná é considerado “excelente”

06 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos receberam na manhã de sexta-feira o governador Confúcio Moura

O Colégio Tiradentes da Polícia Militar Unidade Jacy-Paraná completa um ano de serviços prestados a população e tem muita a comemorar, o relato é dos próprios pais de alunos. O comerciante Lorivaldo Ferreira dos Santos que reside na localidade há 12 anos afirma que colocou o filho para estudar no colégio por causa do regime militar, que ensina disciplina, respeito e noções de cidadania, o que segundo ele estaria faltando nos dias de hoje, principalmente nos jovens. “Eu conheço pais de aluno que falam pra mim que o filho dava trabalho, estava envolvido em coisas erradas, mas depois que passou a frequentar o colégio militar o garoto mudou”, afirma Lourival. A instituição é o único colégio militar do Brasil construído para atender civis.

A Escola Militar Tiradentes, que também é chamada de Escola dos Sonhos pelo governador Confúcio Moura, foi planejada e construída para tirar crianças e adolescentes do crime e da exploração sexual infantil, tendo em vista que a localidade passou a receber em meados de 2009 uma grande quantidade de trabalhadores de outras regiões do país, que vieram para Rondônia para trabalhar nas usinas Jirau e Santo Antônio que estão sendo construídas no rio Madeira.

A intenção do governo do Estado é transformar o projeto em modelo de educação para o país. A instituição atende 800 alunos do distrito de Jacy-Paraná e localidades circunvizinhas, de acordo com a diretora e comandante do colégio, tenente PM, Erika Josiani Ossuci, que comemora os resultados do primeiro ano de trabalho e tem grandes perspectivas para o ano letivo que se inicia. “Aqui o aluno é avaliado o tempo todo, temos disciplinas diferenciadas e esse trabalho tem resgatado muitos jovens que estavam seguindo caminhos ilegais”, ressalta a militar.

O governador Confúcio Moura e sua esposa Maria Alice visitaram a escola na manhã desta sexta-feira (6). Eles conversaram com alunos, pais de alunos, militares educadores, moradores da localidade, entre eles o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho, Jurandir Bengala, que falou da importância da instituição para os moradores e agradeceu ao governador Confúcio Moura por não ter medido esforços para tornar o projeto realidade.

Governador conversou com alunos, pais e professores

Confúcio Moura disse que a Escola dos Sonhos segue o modelo de uma instituição de ensino de Brasília e o resultado do primeiro ano de atividade foi excelente, atingiu o objetivo, mas que a intenção é fazer alguns ajustes e investimentos para melhorar ainda mais, principalmente no que se refere à área esportiva da escola. “Eu olho para os alunos e visualizo vencedores, passando em concursos, ganhando prêmios, sendo profissionais bem sucedidos nas mais diversas áreas”, afirmou Confúcio.

Ao prestigiar apresentação dos alunos, a primeira dama Maria Alice disse que voltou ao passado, pois estudou em escola pública e ressaltou que investir em educação é investir no futuro das pessoas, pois o conhecimento oportuniza grandes conquistas ao cidadão.

Respeito

Laricy Lima cursa o 3° ano no Colégio Militar e ressalta a diferença entre a instituição que estuda atualmente e outras escolas que já frequentou no passado, onde os estudantes não tinham limites e não respeitam os professores. “Aqui isso não acontece, porque aprendemos a respeitar o colega, o professor enfim as pessoas”, declara a estudante.

A vida de Edguel Lucas, de 17 ano,s também mudou radicalmente depois que passou a estudar no Colégio Militar. “Depois que passei a estudar aqui mudei meu comportamento, não faço com os outros o que não quero que façam comigo, passei a ter mais responsabilidade e mais respeito com o próximo”, afirma o jovem.

Várias autoridades marcaram presença no colégio, entre eles o deputado federal Lindomar Garçon e o secretário chefe da Casa Militar, major Maurício Gualberto. O governador visitou também a Escola Estadual Maria Nazaré dos Santos.

Texto: Eleni Caetano
Fotos: Daiane Mendonça