Governo de Rondônia
23/04/2024

INTERCÂMBIO CULTURAL

Conexão Mundo leva estudantes de Rondônia para os Estados Unidos

19 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

conecção mudo 19 02 2015 005

Alunos embarcam por intermédio do Programa Conexão Mundo

No segundo ano do Programa Conexão Mundo em Rondônia, a Secretaria de Educação (Seduc) vai promover a viagem de intercâmbio cultural aos Estados Unidos de mais quatro estudantes e um professor acompanhante. A ação é realizada em parceria com o Sesi/Senai e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que apoia a proposta. 

Desenvolvido pela Coordenação Nacional do Sesi/Senai e pela Ong americana US Brazil Connect, o Programa Conexão Mundo está sendo desenvolvido em vários estados brasileiros. De acordo com o coordenador do programa, Djair de Souza Silva,projeto-piloto foi aplicado com muito sucesso com alunos de Salvador (BA), no ano de 2012. Em 2013 o programa se expandiu para outros estados sob a coordenação das superintendências do Sesi/Senai. Entre os estados agraciados com o projeto estava Rondônia, especificamente Porto Velho. Além dos alunos do Sesi/Senai, a superintendência em Rondônia foi orientada a adotar uma escola pública para participar juntamente com os demais alunos.

Foi apontada, na ocasião, a Escola Anísio Teixeira, por ser integral, cujos alunos foram selecionados através de um teste online para aferir sua proficiência em língua inglesa. Do total, foram 53 alunos selecionados. 

As políticas educacionais da Seduc estão atualmente focadas no fortalecimento do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Médio, em especial nas escolas com oferta de ensino em tempo integral. Por isso, a escolha da escola recaiu sobre a Escola Anísio Teixeira porque já havia uma previsão de que sua grade curricular estivesse voltada para o desenvolvimento de línguas estrangeiras. Fato que foi consolidado legalmente a partir desse ano com a publicação da Lei nº 3.434, de 9 de setembro de 2014, que prevê:

Art. 1º. Fica estabelecida a oferta do Projeto de Desenvolvimento em Línguas Estrangeiras Modernas – PDLEM, na Escola Estadual Anísio Teixeira, no Município de Porto Velho, criada pelo Decreto n. 16.587, de 21 de março de 2012, com oferta de Ensino Médio em regime de Educação Integral, voltada para intercâmbios (…)

Art. 4°. As atividades da Escola Estadual Anísio Teixeira destinar-se-ão à formação de educandos de Ensino Médio, voltando-se, essencialmente, à formação linguística de idiomas estrangeiros, por meio de desenvolvimento de grade curricular diferenciada dirigida ao intercâmbio.

O programa Conexão Mundo funciona em quatro momentos distintos: 1) fase de interação online; 2) fase de interação presencial; 3) retorno à fase online e 4) finalmente, após fase de seleção de alguns alunos, viagem de intercâmbio aos Estados Unidos.

Na primeira fase online, os alunos são divididos em grupos de cerca de 12 alunos e um professor norte-americano passa a interagir com eles em inglês, através de um grupo criado especificamente para esse propósito dentro do Facebook. Os alunos respondem a perguntas, interagem uns com os outros, produzem vídeos, organizam arquivos de fotos, etc. Toda semana um novo assignment (atividades voltados para o grupo) é publicado e os alunos têm sete dias para interagir dentro daquela proposta. Além dessa atividade, há uma plataforma online, onde os alunos tem instruções básicas e intermediárias de língua inglesa: como se apresentar; apresentar um amigo; seleção de cardápio em restaurante; falar sobre sua cidade; etc.

Na segunda fase, uma equipe de americanos, coaches e coordenadores, vêm a Porto Velho para interagir presencialmente com os alunos; no ano de 2014 o período foi de 16 de junho a 13 de julho. No decorrer desse período todos os alunos, tanto do Sesi/Senai quanto da Escola Anísio Teixeira se reuniram das 14h às 18h30 de segunda a sexta-feira, na escola do Sesi – EBEP, localizado na Avenida Rio de Janeiro, bairro Nova Porto Velho. Além da aprendizagem de língua inglesa com nativos, os alunos participaram de várias atividades lúdicas: produção de vídeos; Assembléia de Música e Dança; visita a uma indústria local, prática de atividades esportivas, etc. 

Estudantes irão passar duas semanas em atividades lúdicas nos EUA

Ao término da fase presencial, os alunos voltaram à plataforma online. Já na última fase, eles foram novamente submetidos a uma avaliação no teste Casas Online para averiguar o progresso atingido no decorrer do curso. Este também foi um dos critérios adotados para selecionar dois alunos para a viagem de intercâmbio ao estado do Colorado, nos Estados Unidos, prevista para o período de 14 a 28 de fevereiro 2015. Como forma de avaliação para aferir as notas e consequentemente apontar os beneficiados com a viagem, foram adotados cinco critérios, a saber: 01) a nota dos coaches com relação ao desenvolvimento das atividades via Facebook e presencialmente; 02) o progresso dos alunos na aprendizagem de língua inglesa, através do teste Casas; 03) composição de duas redações em inglês, que foram corrigidas por um grupo de professores americanos, os quais não haviam tido qualquer tipo de contato com os estudantes, além do fato de que as redações foram enviadas para correção sem a identificação do aluno; 04) a média das notas escolares; e 05) para os seis melhores colocados nos quatro quesitos anteriores, foi feita uma entrevista para avaliar o nível de maturidade e de possibilidades de melhor aproveitamento da experiência internacional para questões relacionadas às suas vidas profissionais no futuro.  

No ano anterior, a Confederação Nacional da Indústria – CNI financiou a ida para o intercâmbio de quatro estudantes da Escola Estadual Anísio Teixeira juntamente com o coordenador. Esse ano as vagas foram reduzidas para duas apenas. Razão pela qual, a Secretaria de Estado da Educação solicitou à CNI a inclusão de mais três estudantes e um professor/coordenador acompanhante. Os gastos referentes à emissão de passaportes, passagem para retirada dos vistos, pagamento de vistos, despesas com alimentação, hospedagem, passagens internacionais, ajuda de custos para os alunos, pagamento de despesas relacionados ao intercâmbio, entre outros,  ficam ao encargo da própria secretaria, de acordo com o Termo de Cooperação Técnica entre Seduc e Sesi/Senai.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Antônio Queiroz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo