FORÇA-TAREFA

Governo contrata dois médicos, em regime emergencial, para atender Guajará-Mirim

19 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Hospital Regional de Guajará-Mirim

Pelo menos dois médicos devem ser contratados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) até a próxima quarta-feira, 25, em regime emergencial, para atender a população de Guajará-Mirim. A medida faz parte do plano emergencial montado pela força-tarefa do governo de Rondônia para dar total suporte ao município.

Os médicos vão suprir a demanda de dois dias na escala que está descoberta. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 19, pelo secretário estadual de Saúde Williames Pimentel. Ele adiantou que a assessoria técnica da Sesau já iniciou a análise dos currículos de profissionais interessados em prestar serviços no município.

Com a medida, o governo de Rondônia espera encerrar a crise vivida pelo setor de Saúde do município. Semana passada, uma força-tarefa formada por técnicos da Sesau foi enviada para Guajará-Mirim.

A principal missão era fazer uma verdadeira radiografia do caos vivido pelo município no setor de Saúde. O socorro dado pelo governo atende a um clamor da população que sofria sem atendimento médico.

Williames Pimentel lembra que um plano estratégico para solucionar os problemas vividos pela população no setor de Saúde foi debatido pelo governador Confúcio Moura, servidores do município, além do prefeito Dúlcio da Silva Mendes (PT).

Williames Pimentel acredita que até quarta-feira médicos sejam contratados

Um dos resultados imediatos da força-tarefa foi a recuperação do centro cirúrgico do Hospital Regional. De acordo com a coordenadora da Sesau, Diana Pereira, o município aguarda apenas liberação do Conselho Regional de Medicina para que sejam realizados procedimentos cirúrgicos na unidade hospitalar.

O local recebeu pintura nova, conversor, desfibrilador, mesas e materiais cirúrgicos, carrinho de apoio, nova iluminação e central de ar-condicionado.

TRÊS FRENTES

De acordo com o secretário, a força-tarefa está atuando em três frentes: um grupo para fazer todo o levantamento administrativo para compra de materiais e insumos hospitalares, outro grupo nas unidades básicas de saúde para ver o funcionamento e avaliação dos médicos do programa Mais Médicos, e o terceiro atuando diretamente no Hospital Regional.

Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Daiane Mendonça e Ítalo Ricardo