Governo de Rondônia
28/03/2024

ECONOMIA

Exportações de Rondônia crescem contrariando onda de crise no País; carne é o produto mais consumido

25 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Carne é um dos produtos de Rondônia mais consumidos no exterior

Carne é um dos produtos de Rondônia com mais demanda no exterior

Depois de ultrapassar a marca de 1 bilhão de dólares (U$) em exportações, em 2013, Rondônia não se ressente com a onda de crise que tem marcado os debates em Brasília, e emplacou, já no primeiro trimestre de 2014, nada menos que 418 milhões de dólares (U$) em sua balança comercial, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Os principais produtos das exportações rondonienses são a carne, grãos e minérios, que têm mercados, como Venezuela, Egito e Rússia, na lista dos maiores; e outros como China e Peru, que têm importância relevante na balança comercial do estado.

Conforme Alisângela Lima, assistente de Comércio Exterior da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), o desempenho de Rondônia no processo das exportações não obedece à regra nacional de queda, hoje com pouco mais de 5 bilhões de dólares (U$) de déficit na balança comercial. Contrariando essa conduta do mercado nacional, Rondônia se mantém numa trajetória estável, e com indicativo de crescimento, destacando, por exemplo, a carne, que nos três primeiros meses de 2014, conforme o MDIC, chegou a 217 milhões de dólares (U$); ficando a soja em segundo lugar, com 137 milhões de dólares (U$).

Para Alisângela, a tendência do mercado rondoniense é crescer ainda mais e, com esse objetivo, será realizado no próximo dia 6, a partir das 16h, no auditório da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), em Porto Velho, a Conferência “Perfil Exportador do Estado de Rondônia”. O evento é organizado pelo governo estadual, em parceria com a Fiero e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), cujo fim é sensibilizar o empresariado, identificar produtos e mercados interessados.

Ainda segundo Alisângela, este evento terá como palestrante, Manoel Franco Júnior, especialista em Negócios Internacionais da ApexBrasil, que apresentará um panorama das exportações locais no período recente; e sobre as oportunidades para produtos exportados pelo estado.

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Arquivo/Decom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Empresas, Evento, Governo, Indústria


Compartilhe


Pular para o conteúdo