Reivindicações Em audiência na manhã de hoje (02-03), os prefeitos dos

Prefeitos buscam apoio junto ao DER, que pede atenção às prioridades

02 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

REUNIÃO PREFEITOS (75)Em audiência nesta segunda-feira (2), os prefeitos dos municípios de Jaru, Sônia Cordeiro, Presidente Médici, Lurdinha, São Miguel do Guaporé, Zenildo Pereira dos Santos, Guajará-Mirim, Dulcio Mendes, e Costa Marques, Chico Território, todos do Partidos dos Trabalhadores (PT), apresentaram ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), suas reivindicações junto ao órgão e pediram ao diretor-geral, Lioberto Caetano, o planejamento das ações do Departamento para 2015, em suas respectivas cidades.

A reunião dos prefeitos do PT com a direção do DER foi proposta pelo deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) e também contou com a participação do deputado estadual Ribamar Araújo, mesmo partido, e dos diretores executivos do DER e do Deosp, Ubiratan Gomes e Mirvaldo Moraes de Souza. Prefeitos e deputados expuseram as dificuldades dos municípios, principalmente às questões ligadas à recuperação das estradas vicinais, do asfaltamento de ruas e da recuperação das pavimentações antigas.

Os prefeitos também pediram ao diretor o empenho do Departamento para o pagamento dos convênios do Fundo para Infraestrutura de Transporte e Habitação (Fitha) no primeiro semestre de cada ano. Desta forma, analisam os administradores municipais, as prefeituras terão tempo hábil para recuperar suas estradas.

O diretor-geral Liberto Caetano assegurou que o objetivo do governador Confúcio Moura é ajudar todos os municípios, mas pediu aos prefeitos que façam uma lista de demandas urgentes. “Precisamos definir os níveis de prioridade de cada administrador. Vamos terminar os projetos em andamento e ajudar os municípios dentro da capacidade de atuação do governo”, alertou Caetano.

Para 2015 o diretor descartou o início de novos projetos do governo nos municípios, devido ao momento econômico que, segundo ele, não é dos melhores em todo o país. “Vamos planejar para honrar os compromissos assumidos pelo governador Confúcio, que tem na essência de sua administração o apoio aos municípios”, completou.

Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento