Governo de Rondônia
23/04/2024

AULA MAGNA

Rondônia prepara novos especialistas em medicina e odontologia no Hospital Regional de Cacoal

03 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Secretário Williames PImentel disse que Rondônia se tornou um estado que não só forma médicos, mas também os torna especialistas

Secretário Williames Pimentel disse que Rondônia se tornou um estado que não só forma médicos, mas também os torna especialistas

Com o objetivo de preparar profissionais da saúde para atuar nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral, pediatria e cirurgia bucomaxilofacial, teve início nessa segunda-feira (2) os Programas de Residência do Hospital Regional de Cacoal.

Através do processo seletivo composto por provas objetivas e teóricas, nove profissionais se tornaram aptos a participar. Ao todo, são oito profissionais, dos quais dois são residentes em clínica médica, dois em cirurgia geral e quatro em pediatria. Já a especialidade em cirurgia bucomaxilofacial, area da odontologia, conta com um residente.

Formado em odontologia pela Facimed em Cacoal, Rafael Saquete, de 23 anos, é natural de Alvorada do Oeste, e afirma que se empenhou muito para conquistar uma vaga na residência para se tornar um profissional ainda melhor. “Eu já fiz a prova no ano passado, não consegui. Tentei de novo este ano e desta vez deu certo. Gostei da seriedade como as coisas funcionam. Já me informaram que a cada dia é uma aprendizagem nova. Os três anos de residência podem passar rápido, por isso quero aproveitar bem cada dia, estudando bastante”, disse, adiantando que ao concluir a residência pretende voltar para exercer a profissão em Alvorada do Oeste.

Desde a implantação da residência em bucomaxilo, em 2013; e a residência médica, em 2014, o HRC conta hoje com 17 residentes, incluindo a nova turma, sendo três na área odontológica e 14 na de medicina.

QUALIDADE

Natural de Ji-paraná, Claudemir Barros, de 30 anos, é também formado em medicina pela Facimed e está no segundo ano da residência médica em pediatria. Sobre a qualidade do programa, ele disse estar satisfeito por poder fazer sua especialização em Rondônia. “É muito bom saber que temos esses programas de residência tão perto da gente. A gente via muitos médicos tendo que sair para outros estados para se especializar, e hoje não. O profissional pode ficar na própria região e isso é muito vantajoso”.

Claudemir Barros, que se prepara para se tornar um pediatra, considera que residência médica em Rondônia não deixa a desejar em relação aos grandes centros do País

Claudemir Barros, que se prepara para se tornar um pediatra, considera que residência médica em Rondônia não deixa a desejar em relação aos grandes centros do País

“Trocamos muitas idéias com colegas do Brasil inteiro e vejo que a nossa residência, apesar de ser nova, de enfrentar algumas dificuldades, está muito equiparada em relação às residências de grandes centros. Vemos que os problemas que eles enfrentam por lá, são semelhantes aos que enfrentamos aqui. Não vejo perda nenhuma de estar no interior, num estado distante do polo central, do Sudeste. Estamos satisfeitos com o que temos aqui”, pontuou Claudemir Barros.

Sobre o fortalecimento da educação na área médica no estado, o secretário de estado da Saúde, Williames Pimentel, afirmou que Rondônia se tornou um estado que não só forma médicos, mas também os torna especialistas. “Isso representa que a nossa estrutura do Sistema Estadual de Saúde serve primeiro para graduar 300 médicos, por ano, e agora aumenta ainda mais a formação de médicos especialistas. Apenas em Cacoal são 17 novos profissionais já graduados, que vão se especializar dentro do nosso hospital de ensino, que é o Hospital Regional de Cacoal”, observou.

Os Programas de Residência do HRC foram idealizados e elaborados com o apoio da instituição de ensino superior Facimed e aprovados através de portaria dos Ministérios da Educação e da Saúde, em novembro de 2012. Alunos de diversas faculdades de Rondônia e de outros estados têm sido beneficiados.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo