Governo de Rondônia
26/04/2024

SATÉLITE AJUDA

Sedam adota rigor operacional no combate ao desmatamento em Rondônia

09 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Secretário Vilson Sales orienta fiscais

Secretário Vilson Sales orienta fiscais

Ações de combate ao desmatamento em seis regiões mais atingidas pelo problema em Rondônia seguirão rigorosas recomendações de controle, além de organização de métodos de trabalho cada vez mais pautada por imagens de satélite. “Quando a nossa equipe chegar ao local exato do crime ambiental, estará segura de sua atuação”, garantiu o secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental, coronel Vilson Machado.

Na manhã desta segunda-feira (9) ele se reuniu com 43 fiscais, policiais ambientais e integrantes da Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar, a quem transmitiu mudanças de estratégia nos serviços diários e nas missões da Sedam em 2015. As regiões mais visadas por madeireiros e caminhoneiros em Rondônia abrangem os municípios de Buritis, Costa Marques (especialmente ao longo da BR-429), Cujubim, Machadinho do Oeste, Nova Mamoré, Vale do Anari e municípios da Ponta do Abunã.

A fiscalização e as operações contra crimes ambientais não serão comprometidas, porém, a liberação de veículos e diárias não mais ocorrerá em fins de semana. O compromisso solicitado pelo secretário implica o uso pleno dos dias úteis. Ao lado dele, o secretário-adjunto Francisco de Sales acompanhou explanações e reforçou pedidos de apoio e compreensão aos coordenadores de área.

Veja as fotos

Todos deverão evitar possíveis excessos de gastos com o pagamento de diárias ou eventuais aluguéis de veículos. A garantia de ações de sucesso é respaldada pela carta imagem. “Nela constam exatamente os pontos de desmatamento. Na Ponta do Abunã, por exemplo, há um ponto de desmatamento quase dentro do Estado do Amazonas”, comentou.

Machado lembrou que o governador Confúcio Moura “não apenas apoia a Sedam, como acompanha diariamente e zela pelo combate ao desmatamento em Rondônia”.

CARTA IMAGEM

Cartas imagem foram distribuídas aos coordenadores de área. Uma delas, por exemplo, mostra a Estrada Parque de Guajará-Mirim (BR-421) e Jacilândia.  Fiscais da Sedam deixarão Porto Velho com essas cartas elaboradas minuciosamente pela Coordenadoria de Geociências da secretaria. Paralelamente, levarão mapas para saber exatamente que ações irão executar. “No caso de obstáculos para atuar num ou noutro ponto, isso deve constar em relatório”, determinou o coronel Machado.

O exemplo do Paraná, estado que se encontra “no vermelho” e até com salários atrasados para servidores da fiscalização ambiental, foi mencionado por Machado à tropa perfilada em frente à sede da Sedam. No entanto, tranquilizou fiscais e agentes, explicando que evitar supérfluos não será obstáculo ao dia a dia da fiscalização: “Reconhecemos e enfatizamos que o cumprimento do Programa Desmatamento Ilegal Zero é essencial, mas seremos cautelosos na organização que nos proporcione melhores resultados em todos os aspectos”, disse.

A equipe reunida com o secretário ouviu relatos das derradeiras atuações do órgão, protagonizadas ainda com recursos anteriormente distribuídos. Daqui para a frente, terão de se adequar às contenções financeiras de 20% determinadas por decreto governamental em 20 de janeiro deste ano.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Capacitação, Distritos, Ecologia, Economia, Empresas, Habitação, Inclusão Social, Infraestrutura, Justiça, Legislação, Meio Ambiente, Polícia, Rondônia, Segurança, Sociedade, Solidariedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo