CAMPO LIMPO

Grupo de Trabalho debate devolução de embalagens de agrotóxicos em Rondônia

11 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Embalagens acondicionadas em local adequado para descarte final

A cidade de Ji-Paraná sediará nesta quinta-feira, 12, reunião do Grupo de Trabalho que debaterá sobre o sistema de logística para a devolução das embalagens vazias dos agrotóxicos. O evento inicia às 9h na sala de reuniões da Casa do Adubo. Em pauta,  a discussão sobre a Resolução 465/2014 do Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama; Segurança do Trabalho – legislação e normas inerentes às Unidades de Recebimento de Embalagens Vazias; Resultados da devolução no estado de Rondônia em 2014 e; Programação estadual alusiva a Educação Ambiental do Sistema Campo Limpo (PEACL-2015).

O Sistema Campo Limpo é a denominação do programa gerenciado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (Inpev) e realiza a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. Abrange todas as regiões do país e tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais, com sucesso para o agronegócio.

A reunião do Grupo de Trabalho é realizada três vezes ao ano e é composta pelos representantes das associações de revendas de agrotóxico dos 13 postos e da central de recebimento de Cacoal, da Idaron, Sedam e Inpev. Nos últimos quatro anos, Rondônia lidera o ranking nacional de recolhimento e devolução de embalagens, segundo o Inpev.

Para o presidente da Idaron, José Alfredo Volpi, o crescimento da agricultura no Estado exige maior empenho das autoridades no sentido de garantir a expansão do setor e sem prejuízo ao meio ambiente. Para Volpi, a boa logística facilita ainda mais a dinâmica de devolução das embalagens, o que significa ser possível a harmonia entre produção agrícola conciliada à preservação ambiental. “É o que o Governo de Rondônia pretende continuar a promover por meio da Idaron”, disse o presidente. “Em Rondônia, isso tem sido uma prática comum e exemplo para outros estados brasileiros”, afirma.

Eutália Cunha Alves,  coordenadora do Programa de Agrotóxico da Idaron, integra o Grupo de Trabalho desde a sua criação em 2010. Ela ressalta a importância do evento para a harmonização dos procedimentos e o bom desempenho do estado na devolução.

Com sede em São Paulo, o Inpev foi criado em 2001. É uma entidade sem fins lucrativos, voltada a promover a destinação correta das embalagens vazias de defensivos agrícolas. O instituto atende às determinações da Lei 9.974/2000, que disciplinou a chamada logística reversa das embalagens dos agrotóxicos e envolve todos os agentes da produção agrícola – agricultores, canais de distribuição, indústria e poder público.

Texto: Valdir Alves
Fotos: Ésio Mendes e Valdir Alves