NEGÓCIOS

Setor produtivo de Rondônia participa de seminário nesta quinta-feira, em Ouro Preto do Oeste

18 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Recursos poderão ser utilizados para aquisição de equipamentos ao setor produtivo.

A destinação de recursos públicos para o setor produtivo do estado, no valor de R$ 50 milhões, será o tema de um encontro que o governo de Rondônia promove nesta quinta-feira (19), no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), das 8h às 16h, em Ouro Preto do Oeste.

O seminário Incentivo ao Setor Produtivo de Rondônia será aberto ao público, que terá oportunidade de opinar sobre o destino dos recursos que liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Pidise, o Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica.

Produtores rurais, empresários, agricultores, pecuaristas, líderes de cooperativas, sindicatos e associações rurais e pequenos agricultores familiares estão convidados a participar do encontro.

O seminário terá a presença do governador Confúcio Moura e dos secretários da Sepog, Seagri e Emater, além de representantes de instituições como Universidade Federal de Rondônia (Unir), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Sedam, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Povo, Câmara Setorial do Café, Companhia de Mineração de Rondônia.

“A realização do seminário é uma iniciativa importante para todo o setor produtivo do estado”, diz o secretário da Sepog, George Braga. “Para o produtor, porque ele tem um incentivo do Estado na melhoria e desenvolvimento de sua produção; para o Estado, porque passa a produzir e arrecadar mais; e para a população, pois quando aumenta a produção, o custo cai”.

Segundo Braga, o governo quer ouvir os produtores, associações, cooperativas, entre outras entidades, para identificar qual a melhor estratégia para investir os recursos. “São eles que estão na ponta e conhecem melhor a realidade de sua produção”, diz.

Os bancos estatais e de fomento também estarão representados no evento e terão linhas de crédito para apresentar aos produtores. Superintendentes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco da Amazônia terão espaço para falar sobre os recursos, que de acordo com as instituições financeiras, chegam à casa dos R$ 7 bilhões para apoiar o desenvolvimento do estado de Rondônia.

Texto: Sandro André
Fotos: Sandro André