SETOR PRODUTIVO

Em Ouro Preto do Oeste, produtores rurais decidem o destino de R$ 50 milhões

19 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Governador abriu o seminário, em Ouro Preto

Produtores rurais, líderes de cooperativas e associações rurais, empresários e autoridades políticas participaram do seminário Incentivo ao Setor Produtivo de Rondônia, promovido pelo governo de Rondônia, em Ouro Preto do Oeste, nesta quinta-feira (19). O objetivo era de discutir e conhecer propostas para a utilização de recursos do governo do estado, da ordem de R$ 50 milhões, que serão destinados este ano ao setor produtivo rondoniense.

“São eles, os produtores rurais, que realmente estão mais aptos a dizer de que maneira estes recursos poderão ser melhor aplicados”, analisou o governador Confúcio Moura. “Cerca de um terço do PIB rondoniense é gerado pelo setor produtivo, que tem importância fundamental no desenvolvimento do nosso estado”, explicou. “O Brasil vive uma crise, mas ao contrário dos grandes centros do país, Rondônia continua crescendo, por isso mais uma vez reafirmamos nosso compromisso com as pessoas que trabalham e que produzem dentro do nosso estado”, disse o governador.

O encontro foi também a oportunidade de conhecer histórias de sucesso de três grandes empreendedores oriundos do agronegócio rondoniense: Aparecido Donadoni, de Vilhena; Rui Gil, de Machadinho do Oeste; e Luiz Bernardo, de Ji-Paraná, que falaram sobre suas respectivas trajetórias de vida e de sucesso na atividade empresarial.

Quem também despertou o interesse dos produtores foram os representantes das três instituições financeiras presentes no evento. Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia possuem diversas linhas de crédito para financiar projetos oriundos do setor produtivo do estado, com taxas de juros bastante reduzidas e prazos longos, principalmente para os pequenos e médios produtores.

Os produtores receberam formulários para opinarem sobre os R$ 50 milhões que serão destinados pelo governo do estado, liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Pidise, o Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica.

O agricultor familiar Ari Dionísio da Silva, de Machadinho do Oeste, fez questão de opinar sobre o destino desses recursos. Ele cultiva cerca de três hectares de café e também possui um pequeno rebanho leiteiro em sua propriedade. “Precisamos muito de tratores e equipamentos, mas também é importante receber a orientação necessária para operar essas máquinas”, explica.

“A Emater me incentivou e eu plantei quatro mil pés da nova muda clonal em minha propriedade” – Adão Pereira Cândido, presidente da Associação de Agricultores de Theobroma

Adão Pereira Cândido, presidente da Associação de Agricultores de Theobroma, também decidiu plantar café. “A Emater me incentivou e eu plantei quatro mil pés da nova muda clonal em minha propriedade”, diz. “Precisamos de maquinário, esses recursos do governo estão chegando em boa hora”, opina.

Para o vice-presidente da Federação de Agricultura do Estado, Alencar Franco da Silveira, parte dos recursos “deverá ser destinada para recuperar áreas degradadas nas propriedades”. Produtor de leite em Ouro Preto do Oeste, Franco acredita que Rondônia não necessita mais derrubar florestas. “Esta na hora de recuperar aquilo que já foi aberto para produzir mais”, diz.

O evento teve as presenças dos deputados estaduais Marcelino Tenório, Edson Martins e Lazinho da Fetagro; da prefeita de Ouro Preto do Oeste, Joselita Araújo; dos secretários de estado da Sepog, George Braga e da Seagri, Evandro Padovani; do secretário-adjunto da Sedam, Francisco Sales; dos presidentes da Emater, Luiz Gomes Furtado e da Agência Idaron, José Alfredo Volpi, além do superintendente da Ceplac, Cacildo Viana.

Também estiveram presentes o superintendente federal do Ministério da Agricultura, José Valterlins Calaça; a secretária regional de Ouro Preto, Maria Araújo; a presidente da Câmara Municipal, vereadora Cleide Almeida; e os representantes do Banco do Brasil, Sheila Machado; do Banco da Amazônia, Jonas Bassai; e da Caixa Econômica, José Alves.

O encontro reuniu também líderes de associações e cooperativas, empresários e produtores rurais, e representantes de instituições como Universidade Federal de Rondônia (Unir), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Sedam, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Povo, Câmara Setorial do Café e Companhia de Mineração de Rondônia.

Texto: Sandro André
Fotos: Dhiony Costa e Silva