Governo de Rondônia
28/03/2024

SUINOCULTURA

Rondônia está entre os 14 estados brasileiros reconhecidos como livre de peste suína clássica

25 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

criação-suinos 1

A suinocultura em Rondônia está livre da Peste Suína Clássica (PSC)

O estado de Rondônia está entre as 14 unidades da federação que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) pretende indicar para reconhecimento internacional como área livre de Peste Suína Clássica (PSC), exigência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para que o produto possa ser exportado. O Mapa analisa positivamente a atuação da Agência de Defesa Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) no sentido de aumentar a produção e viabilizar a exportação da carne suína, o que pode ocorrer até junho de 2015.

“Já somos livres da peste suína, mas ainda não nos foi concedido o reconhecimento internacional. Por hora nosso reconhecimento se dá a nível nacional”, afirma Fabiano Alexandre, gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal. Segundo o veterinário, o objetivo agora é ser reconhecido pela OIE – pleito que deve ser apresentado em bloco por todos os Estados brasileiros que hoje fazem parte da zona livre reconhecida nacionalmente.

Segundo o presidente da Idaron, José Alfredo Volpi, “além da exportação de carne bovina, precisamos potencializar a criação de suínos. Isto significa garantir em médio e longo prazo, a exportação, também da carne suína muito consumida em todo o mundo, principalmente na Europa. Daí, a preocupação da Idaron em garantir manutenção do estado livre da Peste Suína Clássica, reconhecida internacionalmente”, afirma.

Caso estes 14 Estados sejam reconhecidos como livre da doença, o Brasil passará a contar com 16 estados produtores de suínos livres da peste clássica, reconhecida internacionalmente. São eles: Paraná, São Paulo, Minas, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Sergipe, Rondônia, e Acre, além de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A intenção foi anunciada na sexta-feira (20), em Curitiba, Paraná, durante reunião entre representantes do Mapa e dos órgãos de defesa sanitária estaduais, graças à evolução apresentada pelos estados no atendimento às exigências para o reconhecimento internacional.  De Rondônia, participou do encontro ocorrido nos dias 19 e 20, o veterinário Fabiano Alexandre, da Idaron. Segundo ele, o ministério aguarda até junho quando está prevista a avaliação final dos dados para confecção dos relatórios que serão enviados à OIE.

O diretor executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Nilo de Sá, participou do evento e destacou a importância da mobilização da iniciativa privada e do poder público em cada estado para cumprir o prazo até junho. Auditorias serão realizadas em cada estado para constatar o cumprimento das exigências antes de encaminhar os pleitos, explica o diretor do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, Guilherme Marques.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valdir Alves Neto
Fotos: Decom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Meio Ambiente, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo