Governo de Rondônia
19/04/2024

EDUCAÇÃO

Estudante de Ariquemes desenvolve método de tratamento de água; projeto será apresentado em feira internacional

27 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Ygor entregou ao governador projeto premiado

Ygor entregou ao governador projeto premiado

O estudante  do 3º ano do colégio estadual Heitor Villa Lobos Ygor Requenha Romano apresentou ao governador Confúcio Moura o projeto Sistema Renovável para Tratamento da Água. Em maio, o adolescente representará Rondônia na Feira Internacional Expo Milset Brasil, em Fortaleza (CE).

O projeto de Ygor tem como finalidade disponibilizar a todos os cidadãos a água de qualidade, sem agentes sólidos ou químicos por meio de um aparelho simples e barato desenvolvido com tecnologia eletroquímica capaz de desativar o DNA do microorganismo presente na água.

Ygor explicou ao governador que o aparelho é  simples e barato porque  utiliza aplicação da captação da energia solar com intuito de ter maior eficiência e assim  sair a um preço acessível  para as pessoas. “Esse projeto me possibilitou trabalhar com o que me deixa feliz. Eu espero que a tecnologia seja desmistificada e se torne acessível a todas as classes”.

Ygor entregou também o projeto Eco Piscicultura, que prevê a criação de insetos para alimentar peixes em cativeiro, desenvolvido com objetivo de aumentar a produtividade, proporcionar qualidade dos alimentos e obter custo acessível com emprego de tecnologia limpa. Com esse projeto, Ygor conquistou o 1º lugar no Prêmio Abric de destaque em iniciação Científica, na categoria Eletroquímica, durante sua participação na Feira de Rondônia Cientifica de Inovação e Tecnologia (Ferocit) em dezembro de 2014.

Os projetos desenvolvidos pelo  aluno  Ygor Requenha Romano recebem  orientação do professor Alcides Antônio Marmentine e da coordenadora  Curso de Robótica Educacional  da escola, Sandra Regina Viola.

Governador e equipe de robótica

Governador e equipe de robótica

O governador parabenizou a coordenadora do Curso de Robótica e os alunos Jessé, Lincon  e  Gabriel, premiados na categoria Destaque Unidades da Federação na 13ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) em São Paulo com o projeto Desenvolvimento de Inteligência Robótica para Resgate. A vice-diretora,  Maria Zenaide Gambart, disse ao governador que a equipe pedagógica não mede esforços para incentivar os alunos a elaborar projetos, e com isso ter bom desempenho em competições importantes.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cursos, Educação, Governo, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo