Governo de Rondônia
16/04/2024

TECNIFICAÇÃO

Governo incentiva organização da suinocultura em Rondônia

30 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião discutiu produção suína em Rondônia

Reunião discutiu produção suína em Rondônia

A suinocultura brasileira ocupa destaque no cenário internacional, o Brasil é o quarto maior produtor e o quarto maior exportador de carne suína. No estado de Rondônia a suinocultura ainda é pequena se comparada a outras atividades da pecuária. No propósito de tecnificar a suinocultura no estado, o governo do estado, por intermédio da Secretária de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), realizaram na quarta-feira (25), na Câmara Municipal de Colorado do Oeste, palestra com o diretor executivo da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS).

O objetivo da reunião foi mostrar aos produtores da região, o programa e a dinâmica do funcionamento do mercado nacional e internacional da carne suína, e demonstrar que para atingir novos mercados é preciso ter organização na cadeia produtiva interna. O diretor executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Suíno (ABCS), Nilo Chaves de Sá, as criações de suínos no Brasil estão dividas em dois sistemas; o integrado e independente.

“No sistema integrado a empresa entrega o leitão e os insumos ao produtor e no sistema independente os produtores bancam todos os custos da cadeia, tendo autonomia com os suínos criados. Nesses dois sistemas o produtor tem que estar organizado para conseguir fortalecer a cadeia produtiva, tanto na compra de insumos como na venda dos suínos finalizados”, destacou Sá.

O rebanho de suínos do estado tem mais de 249 mil cabeças, sendo a maioria nas propriedades classificadas como de subsistência. Em 367 propriedades a suinocultura é tecnificada. Atualmente,  Rondônia está entre os 14 estados brasileiros reconhecidos como livre de peste suína clássica. “Precisamos de um  sistema vertical, onde aumentamos o numero de animais por área. Não queremos porco, mas sim, suíno, isto é, animais com boa procedência genética e carne de qualidade”, enfatizou o coordenador de agricultura e pecuária da Seagri, Julio Peres.

CLIMA FAVORÁVEL

Para o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal (Gidsa)  da Idaron, o médico  veterinário Fabiano  Alexandre, Rondônia  tem as características favoráveis  para a produção da suinocultura, como o clima, o alimento e a sanidade. “O estado já  tem um programa  de  sanidade  suína, reconhecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Temos propriedades agroprodutivas, só precisamos profissionalizar a cadeia produtiva do suíno no estado”.

O governo do estado busca o desenvolvimento sustentável das diversas cadeias produtivas: café, bovinocultura de corte, leite, a piscicultura e agora suinocultura. “Temos o grão, água e produtores com vontade de produzir. Buscamos a ABCS, pois ela tem o know how da tecnologia e produtividade que o estado precisa para ter uma suinocultura forte e pujante. Hoje plantamos a semente da associação estadual de suinocultores”, afirma o secretário Evandro Padovani.

Luiz Gonzaga Alcausa, do município de Porto Velho, é suinocultor há mais de 7 anos, participou da reunião e contou que os principais problemas da cadeia produtiva do suíno no estado são os preços dos insumos e impostos, pois a maioria dos produtos vem de fora.” Fiquei animado após a reunião, pois saiu o encaminhamento de uma associação estadual de suinocultura. Isto é muito importante para a cadeia produtiva, que ganha um corpo associativo para que tenhamos mais treinamento, conhecimentos e, assim, ajudar na luta pela implantação de uma suinocultura de qualidade em Rondônia,” disse.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Economia, Educação, Governo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo