INFRAESTRUTURA

DER é responsável pelo plano de infraestrutura e logística para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

10 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Equipe do PDES em reunião no DER/RO

Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) participaram na manhã dessa sexta-feira, 10, de mais uma etapa de elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável de Rondônia (PDES/RO), em fase de implantação pelo governo estadual, com a cooperação técnica do Ministério da Integração, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).

O Plano prevê as diretrizes estratégicas do governo de Rondônia para os próximos cinco, dez e quinze anos, no que refere-se ao desenvolvimento produtivo, inclusão social, infraestrutura e logística, modernização da gestão do estado e gestão ambiental.

A reunião com técnicos do DER tratou especificamente de infraestrutura e logística e cabe a este Departamento apresentar o plano de melhorias para os modais rodoviário, aeroviário e hidroviário, além de e atualizar o Plano Diretor Rodoviário do estado.

Coordenadora técnica da elaboração do PDES/RO, Bianca Rodrigues, enfatizou que o DER planejará suas ações com foco na criação de uma complexo logístico para Rondônia, considerando os modais de rodovia, hidrovia, aerovia e ferrovia, todos interligados.

Bianca Rodrigues explica que o Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável foi iniciado em 2013 e debatido entre os órgãos governamentais e representantes da sociedade civil organizada. A coordenação do PDES/RO é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Planejamento (Sepog).

A equipe conta com dois técnicos de cada secretaria e autarquia de toda a estrutura de Governo e já foi realizado o diagnóstico do Plano, que está em fase de estabelecer diretrizes estratégicas. A previsão é que o PDES/RO comece a funcionar no segundo semestre desse ano.

O Plano engloba metas de melhorias para todo o Estado, com cinco diretrizes estratégicas: Territorialização e Gestão Ambiental; Infraestrutura Social Básica e Superação da Pobreza; Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento com Inclusão Produtiva; e Modernização da Gestão do Estado.  Bianca Rodrigues destaca que o PDES/RO prevê prioridades, o monitoramento das ações e a apresentação de resultados.

Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento