Governo de Rondônia
19/04/2024

PARTO AÉREO

Mãe de bebê prematuro nascido “no ar” deixa sorrindo o Hospital de Base em Porto Velho

13 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Jéssica Penha, mãe de Alice Penha, que nasceu em pleno voo

Jéssica Penha, mãe de Alice Penha, que nasceu em pleno voo

A estudante Jéssica Penha Gomes, 18 anos, que deu à luz a bebê Alice às 12h57 de domingo, a 7,5 mil pés de altitude, deixou sorrindo o Hospital de Base Ary Pinheiro, na manhã desta segunda-feira (13). O bebê nasceu de parto prematuro aos sete meses, pelas mãos do médico Fernando Javier Camacho Castilho e da técnica em enfermagem Maria Nilce.

Acompanhada da mãe, Francisca Costa Penha Malaquias, a jovem teve alta depois de ser internada pela equipe do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do governo de Rondônia, que fez o parto quando o avião prefixo PT-DPH sobrevoava o distrito de Nova Dimensão, no município de Nova Mamoré (Oeste de Rondônia), a 290 quilômetros de Porto Velho.

Jéssica, que conclui o ensino médio, estava no sétimo mês de gestação.Segundo a mãe dela, Francisca Malaquias, também estudante [cursa pedagogia], a falta de incubadora no Hospital Bom Pastor exigiu a transferência urgente da parturiente. Francisca viajou de carro para a capital.

“Volto contente e segura”, disse Jéssica, em entrevista na porta do HB. Ela e o marido Marcos Gurgel, 22 anos, soldado do 6º Batalhão de Infantaria de Selva,  moram no bairro Dez de Abril, em Guajará-Mirim.

No avião, sentiu contrações e o “estouro da bolsa”. Sucedeu-se o parto. Ao ouvir o choro do bebê, o comandante do voo, tenente bombeiro Maia, emocionou-se. Acostumado a partos em ambulâncias, esse foi o primeiro do qual participou na semi-UTI. Foi também o primeiro parto fora de hospital para o tenente bombeiro Cordeiro, integrante da equipe. “Tudo transcorreu bem, e o voo prosseguiu normalmente”, comentou o tenente Cordeiro.

Segundo ele, o GOA recebeu o chamado às 10h, decolando às 11h rumo a Guajará-Mirim. De lá retornou com Jéssica, pousando às 13h24 na pista do Aeroporto Internacional Jorge Teixeira, em Porto Velho. Com Alice no colo, Jéssica foi então transportada ao HB.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Capacitação, Distritos, Educação, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Polícia, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo