Governo de Rondônia
29/03/2024

HISTÓRIA

Aniversário de 150 anos do marechal Rondon terá lançamento de selo e atividades comemorativas

22 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

 

Pré-Lançamento do Selo dos Correios 150 anos de Marechal Rondon 22-04--6

Governador Confúcio Moura em reunião com diretor do Correios, superintendente do Porto Velho Shopping, comandante da 17ª BIS e demais parceiros

O 150º aniversário de nascimento do marechal Rondon e o os 100 anos da conclusão dos trabalhos da Comissão Rondon serão festejados, no dia 5 de maio, com uma série de eventos que mostrarão a importância deste militar para Rondônia e para o país. O lançamento de selo e mostra de painéis, no Porto Velho Shopping, fazem parte das comemorações.

O pré-lançamento do selo de Rondon aconteceu nesta quarta-feira (22), no gabinete do governador Confúcio Moura, em Porto Velho, onde foi revelada como será a programação das festividades. Os eventos são desenvolvidos a partir de parceria que envolve o governo de Rondônia, por meio do Departamento de Comunicação (Decom), Correios, Porto Velho Shopping e Exército Brasileiro.

O diretor do Decom, jornalista Domingues Júnior, fez uma breve explanação sobre as atividades programadas para o dia 5 de maio, data em que é comemorado o aniversário de nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon, o marechal Rondon.

Segundo Domingues Júnior, entre as atividades comemorativas está, além do lançamento do selo, a exposição de 30 painéis, no Porto Velho Shopping, onde também serão ministradas palestras. Os quadros mostrarão parte do trabalho do marechal Rondon. Algumas das imagens fazem parte do acervo do Exército Brasileiro. Será, conforme comparou, como uma viagem no tempo.

O governador Confúcio Moura definiu o início das comemorações como um grande evento histórico que honram o patrono do estado. “O momento será oportuno para que as pessoas conheçam melhor este personagem, que consumou seu projeto na região, que agora é o estado de Rondônia”, disse.

 

“O momento será oportuno para que as pessoas conheçam melhor este personagem, que consumou seu projeto na região, que agora é o estado de Rondônia” Confúcio Moura, governador

 

O curador da mostra é o professor e historiador Aleks Palitot, um estudioso das jornadas de Rondon. Ele disse que a exposição será uma forma de não deixar a data passar sem o devido registro e, ao mesmo tempo, difundir a relação do militar com Rondônia e promover a região.

“Rondon foi fundamental para que esta parte do Brasil se tornasse conhecida, uma vez que até sua passagem por aqui era tido como ‘terra desconhecida’, afirmou Palitot.

Para o general Ricardo Augusto Ferreira da Costa Neves, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, a iniciativa tem todo apoio do Exército. “Estas homenagens fazem justiça ao militar que deixou sua marca na região”, disse. Ele também está envolvido na tarefa de concretizar outro projeto, o Memorial Rondon. Já o superintendente do Porto Velho Shopping, André Kaehler, disse que o espaço está aberto para contribuir para que a história de Rondônia seja difundida.

SEXTILHA

O diretor regional dos Correios, Sérgio Simão de Araújo, explicou que serão emitidos 300 mil selos no formato de sextilha, que são seis selos que compõem uma imagem. Para os colecionadores, este é um atrativo a mais, pois não são comuns na filatelia.

O lançamento do selo acontecerá, além de Porto Velho, no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Cuiabá, Santo Antônio do Leverger (MT) e Marechal Cândido Rondon (PR).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Evento, Governo, Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo