Governo de Rondônia
18/04/2024

PRODUÇÃO AGRÍCOLA

Lançado na Zona da Mata e Vale do Guaporé programa que incentiva merenda escolar saudável

06 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Lançamento do programa foi realizado na Câmara de Rolim de Moura

Lançamento do programa foi realizado na Câmara de Rolim de Moura

Em solenidade na Câmara de Vereadores de Rolim de Moura, o presidente da Emater-RO, Luiz Gomes Furtado; a secretária-adjunta da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária, Mary Braganhol, realizaram nessa terça-feira (5) o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo Federal em parceria com o estado de Rondônia e municípios. O programa consiste em comprar direto do produtor e repassar para as escolas, a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apaes), creches, hospitais e outras instituições.

Luiz Gomes explicou que inicialmente o PAA irá beneficiar 400 famílias rurais da Zona da Mata e Vale do Guaporé, que estão cadastradas e aptas a fornecer sua produção para o estado. “Nesta etapa, cada produtor poderá vender até R$ 6.500, independente do seu produto”, disse, acrescentando que o governo estadual irá disponibilizar para estas 400 famílias, neste ano, R$ 2,040 milhões.

Para Luiz Gomes, este valor é apenas o começo de uma grande parceria que vai trazer muitos benefícios para todos os envolvidos no programa. “Esperamos dobrar este valor para o próximo ano”, argumentou.

Mary Braganhol destacou a importância do PAA porque, além de promover a aquisição do produto de melhor qualidade, elimina o atravessador que aumenta o preço do produto e dificulta a venda dos produtores. “Queremos garantir a venda sem nenhuma dificuldade para quem produz no campo”, afirmou.

Com esse programa, a professora Ana Klusca,  diretora da Escola Monteiro Lobato, de Rolim Moura, que tem 250 alunos matriculados, acredita que o homem do campo vai contribuir mais com a sociedade, oferecendo produtos de qualidade para a alimentação saudável dos alunos.

Participaram ainda da solenidade, o prefeito de Santa Luzia do Oeste, Jurandir Oliveira; o gerente regional do Banco da Amazônia, Paulo Rosini; o assessor do governo do estado, Marcelo Redivo; a coordenadora regional do PAA na Zona da Mata, Rosângela Serra; e o vereador Diniz, representando a Câmara Municipal de Rolim de Rolim de Moura.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aristides Araújo
Fotos: Aristides Araújo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo