23/04/2024

SOCIOEDUCAÇÃO

Dia das mães é comemorado nas Unidades Socioeducativas em Porto Velho

11 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Socioeducanda com seu filho no colo

A Coordenadoria de Atendimento ao Adolescente em conflito com a lei (CAA), da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), realizou na sexta feira (8) a homenagem ao dia das mães, em todas as unidades socioeducativas de Porto Velho.

A primeira unidade a ser visitada foi a provisória e sentenciada feminina, onde nove adolescentes que cumprem pena, sendo três mães e uma adolescente de 16 anos grávida de nove meses, de acordo com a diretora da unidade, Francisca Sônia Durgo.

A adolescente, que será mãe pela primeira vez, disse que após cumprir a pena por tráfico de drogas, pretende mudar de vida. “Eu quero mudar pelo meu filho, sempre quis ter uma criança e agora ganhei esse presente de Deus. Quero que ele tenha orgulho de mim”, declarou. O menino que ela espera se chamará José Carlos.

Na unidade, a interna recebe acompanhamento de uma equipe médica e de assistência social e quando for dar a luz, será encaminhada a maternidade municipal, depois retornará para a unidade e ficará no convívio da criança enquanto amamentar.

É o caso da colega de alojamento da menor, a socioeducanda de 18 anos que pediu para não ter o nome divulgado.  O filho Nicolas, 7 meses, é o “mimo” da unidade. Ela falou que por influência de amigos entrou no mundo das drogas, mas que agora tudo mudou. “Agora sou mãe,tenho um filho e não quero que ele siga o caminho errado que eu segui”, pontuou.

Rita Daniele, reeducanda da unidade feminina, aguarda ansiosa a visita da mãe e da filha de um ano e sete meses. ”Esse é o primeiro e o último dia das mães que quero passar longe da minha filha, choro todas as noites com saudades da minha pequena. Essa é a pior pena que cumpro”, falou emocionada.

A confraternização em alusão à data contou com a presença do Secretário Adjunto da Sejus, João Bosco, do coordenador de atendimento ao adolescente em conflito com a lei, Magno de Andrade, da assessora de gabinete, Denise Fonseca, da ouvidora da secretaria, Célia Silva  e de toda a equipe do CAA. As mães reeducandas e as socioeducadoras da unidade receberam lembranças. Na ocasião foi servido um delicioso lanche a todos.

Mãe encontrando  filho internoem unidade socioeducativa

Mãe encontrando filho interno em unidade socioeducativa

Em outra unidade, os adolescentes que cumprem medida socioeducativa na unidade masculina 1 (Avenida Rio de Janeiro) receberam a visita e passaram o domingo com as mães. Segundo a direção, foram mais de 50 mães e avós comparecessem ao evento foi superada.

Na quadra da unidade, muita reflexão, apresentações e homenagens às mães. Um dos momentos mais emocionantes foi quando um adolescente leu uma carta que fez para a mãe, pedindo perdão e que deseja ser o filho que ela merece. Também houve apresentação teatral e do grupo de Capoeira, formado por adolescentes da unidade.

Texto: Deane Araújo
Fotos: Deane Araújo