INFRAESTRUTURA

Rolim de Moura recebe patrulha de máquinas do DER para limpeza, serviços de tapa-buraco e recapeamento

11 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Máquinas do DER começam a trabalhar na recuperação de ruas em Rolim de Moura

Máquinas do DER começam a trabalhar na recuperação de ruas e estradas vicinais de Rolim de Moura

Começou nesta segunda-feira (11) na cidade de Rolim de Moura um mutirão de serviços que irá beneficiar as zonas urbana e rural do município, numa parceria do governo estadual e a prefeitura endossada pela Assembleia Legislativa.

Nesta ação conjunta o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) cede ao município uma frota de máquinas, incluindo servidores, enquanto a prefeitura fornece o material para a produção da massa asfáltica e combustível para o maquinário.

O termo de cooperação foi assinado na sexta-feira (8), em Rolim de Moura, pelo governador Confúcio Moura, o prefeito César Cassol, o diretor-geral do DER, Lioberto Caetano, senador Valdir Raupp, além dos presidente da ALE, Maurão de Carvalho e os deputados Jean de Oliveira, Só na Bença e Ezequiel Júnior.

A cooperação prevê a recuperação, limpeza e recapeamento de 132 quilômetros na área urbana e a recuperação de 210 quilômetros de estradas vicinais. Os trabalhos são coordenados pela Residência Regional do DER no município.

MAIS ASFALTO

Na ocasião, o governador anunciou mais 11 quilômetros de asfalto urbano usinado, cujo processo está em licitação.  “Com o projeto Asfalto Bom já fizemos 22 quilômetros de pavimentação urbana em Rolim de Moura, beneficiando 53 ruas. Agora serão mais 11 quilômetros”, afirmou.

A região da Zona da Mata será contemplada também com uma usina de asfalto quente. A fábrica de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) será instalada em até 60 dias em Rolim de Moura. Confúcio frisou que a usina atenderá a toda a região e que as prefeituras poderão comprar material para massa asfáltica e fazer a usinagem na fábrica do DER.

Ele destacou, ainda, que após a chegada da fábrica de asfalto o DER colocará na programação a restauração das rodovias da região, com prioridade para a RO-383 (acesso a Alta Floresta do Oeste) e a RO-490 (acesso a Alto Alegre dos Parecis), serviços reivindicados pelo deputado Jean Oliveira.

Para o prefeito César Cassol, a parceria com o governo é motivo de celebração. O prefeito entende que, com a força do DER, a prefeitura deve eliminar 80% dos buracos na cidade e ainda recapear os pontos críticos.

O senador Valdir Raupp informou que solicitou a instalação da usina de asfalto em Rolim porque considera de fundamental importância para os municípios que sofrem sem asfalto, além de sua utilidade principal, que é fazer asfalto para recuperar as rodovias.

O atendimento do governo às regiões urbana e rural também foi destacado por Jean Oliveira. “A cidade precisa de atendimento, mas fico feliz que o setor rural, que tanto produz, não foi esquecido”, disse o deputado, assegurando que o segundo mandato do governador Confúcio será ainda melhor.

Já Maurão de Carvalho enfatizou que o Legislativo tem orgulho de aprovar ações como as cooperações que o governo tem firmado com os municípios.

O apoio do governo aos municípios também foi destacado pelo deputado Só na Bença, lembrando que os municípios não têm recursos e que o apoio do estado tem sido a única opção.

Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento