CORREÇÃO DE FLUXO

Formação continuada do Projeto Salto acontece nesta terça-feira, 12

11 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e a Fundação Roberto Marinho (FRM), celebraram a parceria para a implantação e implementação do Projeto de Correção do Fluxo Escolar na rede pública estadual de ensino (Projeto Salto)

A informação foi prestada nesta segunda-feira (11) pela coordenadora do Ensino Fundamental Regular da Seduc, Elcilene Ribas, que  confirmou a abertura do evento  nesta terça-feira (12), às 9 horas, no Rondon Palace Hotel, e será feita pela secretária de Estado da Educação de Rondônia, Fátima Gavioli.

O projeto Salto tem como objetivo, corrigir a defasagem idade-ano dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que apresentam dois ou mais anos de distorção idade/ano, matriculados na rede pública estadual de Educação desenvolvendo uma ação pedagógica junto a estes, de forma a permitir-lhes a retomada do percurso regular de escolarização, oportunizando aos mesmos a continuidade dos estudos.

O atendimento aos estudantes com distorção idade-ano nos Anos Finais do Ensino Fundamental na modalidade Regular e EJA, nas Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino esta sendo realizado por meio da oferta de Curso com organização didática diversa, não-seriada,  estruturado em quatro módulos curriculares, trabalhados até seis componentes curriculares, com a carga horária de 1.640 horas de efetivo trabalho escolar, a serem cumpridas em dois anos letivos com a utilização da Metodologia Telessala™, em Classes de Aceleração da Aprendizagem, com a utilização do material didático, orientações didático-metodológicas e formação continuada aos profissionais atuantes, com a parceria da Fundação Roberto Marinho.

A metodologia Telessala e telecurso, criada pela Fundação Roberto Marinho, tem sucesso visível nos entes federativos, onde está sendo utilizada como alternativa pedagógica, com fins de corrigir o fluxo escolar, possibilitando que os estudantes concluam a sua escolarização num tempo menor sem perder a qualidade, com resultados significativos de aprendizagem.

O Projeto SALTO está presente em 38 municípios do Estado de Rondônia, 13 Coordenadorias Regionais de Educação, 81 escolas, atendendo 3.700 estudantes, sendo 3.358 no Ensino Regular diurno e 342 na Educação de Jovens e Adultos no período noturno.

Para o pleno funcionamento do projeto, a Seduc conta com a seguinte estrutura pedagógica: 130 Professores, 14 articuladores, 79 supervisores e 28 professores nas equipes multidisciplinares.

Todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, de acompanhamento pedagógico dos cursos passarão por processos de formação. A formação continuada: dos professores, supervisores, articuladores e equipe multidisciplinar, será realizada de acordo com a execução de cada módulo e possibilita a sintonia com as demandas pedagógicas, operacionais e metodológicas.

As ações de Formação Continuada objetivam qualificar cada vez mais o trabalho dos educadores, possibilitar à reflexão e avaliação contínua de sua prática pedagógica e consequentemente a melhoria da aprendizagem do estudante.

Texto: Antônio Queiroz

Educação, Governo, Rondônia