AÇÃO DE GOVERNO

Bolas de Couro, confeccionadas por apenados, serão distribuídas em escolas públicas do Estado

22 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Em uma ação de Governo, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) repassou na manhã de quinta feira (21) cento e vinte bolas de couro para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), as quais serão utilizadas em atividades recreativas de alunos da rede pública de ensino do estado. As bolas são para a prática esportiva de futebol de campo, handebol, voleibol e futsal.

A fabricação das bolas de couro faz parte do programa de reinserção social “Pintando a Liberdade”, que mesmo extinto proporcionou a confecção desse material. O recorte das bolas é feito pelos reeducandos do sistema penitenciário Ênio Pinheiro, na capital, mas envolveu cerca de mil sentenciados dos presídios de Porto Velho, Ariquemes, Buritis, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena e Rolim de Moura no trabalho de finalização, ou seja, na costura, atividade desenvolvida na carceragem.

Momento de entrega das bolas confeccionadas por apenados

Durante a entrega no gabinete da Seduc, o Secretário de Estado da Justiça, Marcos Rocha, falou que essa é uma ação de governo e não da Sejus e que outras ações podem ser realizadas para beneficiar a população do estado. “É importante frisar que essas bolas foram feitas por apenados que um dia fizeram coisas erradas à sociedade e hoje produzem um material que vai tirar crianças e jovens da ociosidade, das ruas, evitando que venham cometer atos ilícitos”, disse.

A secretária da Educação Fátima Gavioli agradeceu a doação. “Essas bolas são bem vindas e serão úteis aos projetos desenvolvidos nas escolas públicas do estado. E logo serão encaminhadas para Machadinho do Oeste, Cujubim e Rio Crespo. Também agradeço e peço a Deus que abençoe as mãos desses apenados  que confeccionaram o material”, finalizou.

A chefe do núcleo de Reinserção Social da Sejus, Mônica Oliveira, afirma que estão sendo realizadas novas parcerias com órgãos governamentais e Prefeitura de Porto Velho para a continuidade da confecção das bolas de couro dentro do presídio Ênio Pinheiro. “Temos os equipamentos e a mão de obra; com essas parcerias vamos dar continuidade à produção”, disse.

Também participaram da cerimônia de entrega das bolas de couro a secretária-adjunta da Seduc, Marionete Sana, o diretor do Departamento de Comunicação do Governo de Rondônia, Domingues Júnior, o coordenador técnico do extinto programa Pintando a Liberdade, Elias Rodrigues, e o gerente financeiro da Sejus, Marcus Amaral.

Texto: Deane Araújo
Fotos: Deane Araújo