INFRAESTRUTURA

Governo entrega máquinas e assina convênios com municípios na abertura da Rondônia Rural Show

28 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Governador Confúcio Moura assina ordens de reinício de obras e convênios do Fitha.

Assinatura de reinício de obras do programa Asfalto Bom, entrega de maquinário adquirido pelo Fundo de Infraestrutura de Transportes e Habitação (Fitha) e a cessão de uma motoniveladora. Assim começaram os trabalhos do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) na 4ª Rondônia Rural Show nesta quarta-feira (27).

Dentro do Asfalto Bom, foram assinadas as ordens de reinício das obras em Ji-Paraná e Governador Jorge Teixeira. Na cidade sede da 4ª Rondônia Rural Show serão mais 22 quilômetros de vias a serem pavimentadas, sendo o trabalho de estruturação de base e drenagem pluvial executado por licitação e a pavimentação asfáltica por execução direta do DER, dentro dos 50 quilômetros destinados para Ji-Paraná. Jorge Teixeira entra na etapa de finalização do asfaltamento de 4,7 quilômetros de ruas da cidade.

Vilhena e Ji-Paraná receberam no stand do DER os recursos do Fitha, com destinação de cerca de R$ 1 milhão para cada município. Vilhena recebeu duas pás-carregadeiras, um caminhão basculante (caçamba) e um veículo Fiat Strada e Ji-Paraná usará os recursos para fazer a manutenção de estradas vicinais.

Atendendo à solicitação da prefeita Gislaine Clemente, o DER também assinou o termo de cessão em comodato de uma motoniveladora (patrol) para a prefeitura de São Francisco do Guaporé.

O diretor-geral do DER, Lioberto Caetano,  anunciou o lançamento do programa Cadastro Digital de Obras (CDO) do DER. “Com o objetivo de fazer o acompanhamento em tempo real de todas as obras que estão sendo executadas pelo órgão, pelo CDO, qualquer pessoa poderá ter acesso a todas as informações de cada uma das obras que estão sob a responsabilidade do DER”, explicou Caetano.

O Cadastro Digital de Obras é um instrumento de planejamento e controle georreferenciados em obras do Estado para o acompanhamento das obras de pavimentação, restauração e recuperação de rodovias, bem como de asfalto urbano.

Com o apoio da base cadastral de rodovias confeccionado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e adaptado às necessidades do DER, esta iniciativa foi implantada no Google Earth, software de mapas em três dimensões que permite um passeio virtual por qualquer lugar do planeta, através de imagens por satélite.

Texto: Luiz Augusto Rocha/Ji-Paraná
Fotos: Nilson Nascimento