LOUVOR GOSPEL

Reeducandos da Penitenciária Estadual Aruana participam de ato religioso

29 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Manhã de Louvor no pátio da Penitenciária Aruana

O Núcleo de Assistência Religiosa (NAR) da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) realizou nessa quarta feira (27), no pátio da unidade prisional Aruana, em Porto Velho, mais uma manhã de louvor – atividade que faz parte do projeto Paulo e Silas. Dezenas de reeducandos participaram do evento que tem por objetivo levar, através da música gospel, reflexão espiritual aos internos é o que afirma Núbia Camacho, chefe do NAR. ”Sempre que possível, realizamos eventos como esse, para que as pessoas privadas de liberdade possam ter a oportunidade de um crescimento espiritual, esse é o nosso papel enquanto profissional e cristã”, disse.

O secretário adjunto de Justiça, João Bosco, participou do evento e contou um fato que presenciou durante um culto ecumênico. ”Lembro-me que falaram sobre uma pergunta que fizeram a Jesus sobre o perdão. Quantas vezes devemos perdoar? Sete vezes? E Jesus respondeu: Setenta vezes sete. Então, acredito que para vivermos em paz, devemos perdoar o próximo e de digo a vocês (reeducandos), tenham paciência, em breve terão uma nova chance para escolher um caminho melhor, basta querer”, concluiu. João Bosco ainda agradeceu a todos que colaboraram para a realização da manhã de louvor.

Reeducando realiza apresentação de louvor

Para o diretor da Penitenciária Aruana, Adriano Furtunato, é fundamental esse tipo de evento porque só através da fé é que há realmente uma mudança no ser humano. “Esse foi o primeiro programa de reinserção social que implantei na unidade, a de assistência religiosa. Pra mim, é a única forma de transformar o reeducando e diminuir a reincidência. Aqui temos cento e quarenta internos e os que estão na unidade hoje, a maioria participou da manhã de louvor, outros estão na Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda), em atividade laboral”, finalizou.

Participaram da manhã de louvor, representantes das Igrejas do Porto, Mundial do Reino de Deus e Assembleia de Deus. Durante o evento, o ex reeducando, Ezequiel Silva deu seu testemunho de vida e cantou, em estilo rap, sua trajetória e transformação dentro e fora do sistema prisional. ”Foi em um evento religioso como esse que comecei a minha mudança de vida e hoje realizo um trabalho edificante, que resgata pessoas que vivem no mundo do crime, das drogas, da promiscuidade”, relatou.

Texto: Deane Araújo
Fotos: Celene Gomes